Exposição –Nonada - Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Exposição –Nonada

Dia: 10/05/2018 às 19:00

O Complexo Cultural Teatro Deodoro está pronto para expor ao público mais uma exposição: –Nonada., da artista Juliana Pessoa, será aberta nesta quinta-feira (10/05), às 19h. A entrada é gratuita.

A mostra fica em cartaz até 30/06 e pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h às 18h, às quartas, das 8h às 20h, e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Grupos de escolas e instituições devem agendar visita guiada pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail escolasditeal@gmail.com.

-Nonada. apresenta cerca de 60 desenhos feitos à mão com carvão, grafite, giz, pigmentos secos, argila, pólvora, papel e lixa em um papel simples. A curadoria é do professor da Universidade do Espírito Santo, Fernando Pessoa.

“A exposição trabalha com uma série de fotografias do cangaço, de canudos, massacre de Belo Monte e de vários fotógrafos que percorreram regiões onde ocorreram essas batalhas. Todas essas pessoas se caracterizam pela exclusão, pela pobreza, por aquela coisa: manda matar, nem é cidadão, nem considero como brasileiro, tem que exterminar e esse pensamento é muito recorrente na nossa sociedade, e, quando você vai ao encontro dessa população, dessa história, você descobre coisas muito interessantes e se pergunta: que potência é essa? Que força é essa que fez com que cerca de 25 mil pessoas se juntassem no interior da Bahia e construíssem uma das maiores cidade s que tinham na época? E você vai aprendendo, descobrindo coisas que surpreendem. Então, a exposição é um emaranhado, tem um pouco de literatura, de história, de fotografia e esse caldeirão se transformou em uma série de desenhos”, revela a artista.

No sábado (12/05), das 10h30 às 12h, haverá o encontro Sertão: a terra, o homem, a luta com palestras dos professores Célia Nonata e o Pedro Vasconcelos. O tema é: uma reflexão sobre os principais fenômenos históricos que motivaram a produção dessa exposição: o massacre de Belo Monte e o ciclo do cangaço, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Também no sábado, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, das 13h às 14h, ocorrerá o encontro Sertão: em palavras e imagens, com as artistas Juliana Pessoa e Alice Barros, cujo intuito é promover uma discussão sobre o imaginário do sertão e do sertanejo e apresentar o eixo curatorial da exposição.

Será feito ainda um concurso de crítica literária para os estudantes. Eles vão concorrer a três prêmios: de seis a 12 anos, de 13 a 18 e de 18 para cima. Será selecionado um texto de cada categoria dessa e o vencedor vai ganhar uma obra da artista Juliana Pessoa. Os textos podem ser enviados para exposicaononada@gmail.com. A ideia é provocar um diálogo entre imagem e palavra, desenho e literatura.

LOCAL / ENDEREÇO

Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade