A versatilidade do queijo: Iguaria pode ser usada na composição de diversos pratos

Presente em todas as refeições, o queijo pode ser consumido de várias maneiras

A versatilidade do queijo: Iguaria pode ser usada na composição de diversos pratos

O queijo é um dos ingredientes mais versáteis e deliciosos disponíveis na nossa gastronomia. O alimento milenar oriundo do leite de mamíferos como vacas, ovelhas e búfalas, pode estar presente na mesa em todas as refeições do dia, do café da manhã ao jantar, em suas mais variadas formas. Afinal, a iguaria fica bem quando utilizada no preparo de carnes, frangos, frutos do mar e até mesmo das sobremesas. Ele, muitas vezes, é o responsável por acrescentar mais sabor às receitas. 

Graças à sua versatilidade, o queijo pode ser utilizado de diferentes maneiras nas receitas, ralado, fatiado ou derretido, variando de acordo com o tipo. Ele pode incrementar saladas, massas, molhos ou ser servido apenas como um simples aperitivo quando cru ou frito. Tudo isso também é possível porque dependendo do tipo de produção, o queijo pode apresentar sabores e texturas distintas. Mesmo quando proveniente do mesmo leite, ele pode ser submetido a um tempo de maturação, o que acaba criando um gosto diferente. 

Por aqui, o mais popular entre os brasileiros é o mozarela, item obrigatório das pizzas e pratos a parmegianas, assim como o parmesão, que é utilizado ralado em saladas ou massas. A diferença, entretanto, é que este possui um sabor forte e textura dura e oleosa. Já o queijo brie, que tem uma consistência cremosa, fica mais bem servido quando levado ao forno por poucos minutos e acompanhado com geleia e torradas. 

Entre as opções mais leves estão os chamados queijos brancos, como ricota e cottage. Eles possuem menos calorias e passam por pouquíssimo tempo de maturação. Ao contrario dos chamados queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, que passam por um longo período de maturação e, assim como o famoso cheddar, ficam muito bem em hambúrgueres ou combinados com um vinho tinto encorpado. 

Na Pizza da Praça, situada no Empório Gourmet Reserva do Paiva, por exemplo, é possível encontrar várias opções de pratos que levam o queijo na receita. Dentre os destaques do menu estão a Paris – Molho italiano, mozzarella, gruyère, champignons, alho-poro, parmesão, azeitonas e orégano; Parma com gorgonzola – Molho italiano, mozzarella, Parma, gorgonzola, azeitonas e orégano e Napolitana – Molho italiano, mozzarella, tomate, alho frito, parmesão gratinado, azeitonas e orégano. 

Para quem prefere um lanche ou um almoço mais rápido, os sanduíches do Caffè Triste trazem opções como o tostex de peito de peru e queijo brie; tostex queijo prima donna e presunto; tostex queijo de reino. O tostex queijo minas e presunto é, por sua vez, uma opção mais leve. 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda