Abertura oficial do São João de Maceió é dia 18; confira a programação

O mês de junho se aproxima e com ele as festas típicas mais comemoradas em todo o Nordeste. Em Maceió, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), segue com os preparativos para garantir que a alegria dos amantes do forró se espalhe por toda a cidade. Os artistas de renome nacional […]

Abertura oficial do São João de Maceió é dia 18; confira a programação

O mês de junho se aproxima e com ele as festas típicas mais comemoradas em todo o Nordeste. Em Maceió, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), segue com os preparativos para garantir que a alegria dos amantes do forró se espalhe por toda a cidade.

Os artistas de renome nacional já estão confirmados para animar o Arraial Central ao lado das estrelas alagoanas. Nos bairros, a comunidade já prepara os arraiais. Até mesmo os alternativos que preferem o som do rock terão um arraial especial para eles.

A festa começa na próxima semana com o Forró nos Mercados, que este ano volta a animar nas sextas-feiras nos Mercados Públicos do Artesanato, Jaraguá, Jacintinho e Benedito Bentes, e no Shopping Popular, com cenografia especial e muito forró pé de serra. Nos dias 10, 11, 16 e 17 é o Caminhão do Forró que vai circular por diversos bairros ao som da música nordestina.

A abertura oficial do São João acontece no bairro histórico de Fernão Velho, no dia 18 de junho, para onde parte o Trem do Forró carregado de animação. No palco a festa será conduzida pelos grandes forrozeiros Douglas Marcolino e Irineu Nicacio, além de contar com a participação do convidado especial, Genaro, um dos maiores nomes do forró pernambucano.

Arraial Central

A partir do dia 19 até 29 de junho tem festa todo dia no Arraial Central, em Jaraguá, onde será montada a vila cenográfica a partir de elementos da cultura popular nordestina e do amor ao futebol, presentes no tema dos eventos: “São João em Maceió é festa futebol e forró”.

Para o palco principal do Jaraguá já estão confirmados grande nomes da música nordestina no Brasil: Genaro, Fagner, Lucy Alves, Amazan, Cezzinha, Os Nonatos, José Orlando, Alcymar Monteiro, Eliane, Limão com Mel, Alceu Valença, Caju e Castanha, Flávio José, Geraldo Azevedo e Jorge de Altinho. Entre as atrações locais que dividirão palco com os nomes nacionais estão: Ivaldo Maceió, Carlos Moura, Tião Marcolino, Roberta Aureliano, Xameguinho, Mô Fio, Chau do Pife, Banda Pé de Chulé, Raphael e Gabriel, Eliezer Setton, Cláudio Rios, Malucos do Forró, Messias Lima, Nelson da Rabeca e Banda Pé de Moleque.

O Arraial Central conta ainda com um palco alternativo e uma arena dedicada exclusivamente ao tradicional forró pé de serra, por onde passarão 50 trios de forró tipicamente alagoanos para a alegria dos casais que preferem aquele forró pra dançar agarradinho.

São João alternativo

O público que prefere um som alternativo poderá brincar o São João ao som de rock, pop, reggae e até mesmo com a riqueza do movimento hip hop. Esses movimentos artísticos estarão presentes de 20 a 22 de junho, no palco do Forrock, no Posto 7 da Praia de Jatiúca, onde desfilarão os talentos das bandas Banda Sifrão, Vitor Pirralho e Unidade, Mr. Freeze, Casa de Noz, Banda Vibrações, Allan Bastos e a Tramela, Seu Marola, Sin Sinhô e Palhaço Paranóide.

Festa nos bairros 

As festas juninas de Maceió não estão concentradas apenas nos palcos oficiais, mas distribuídas em 52 arraiais espalhados por 30 bairros de Maceió. Estes arraiais são organizados pela própria comunidade, mas foram selecionados por edital para receber uma ajuda de custo de R$ 6 mil, além de contar com apoio de todos os órgãos da Prefeitura no que diz respeito aos serviços necessários para as festas, como a organização do trânsito, iluminação, controle urbano e ambiental, limpeza comunicação e segurança.

É festa futebol e forró

Este ano a festa mais tradicional do nordeste acontece no mesmo período que a Copa do Mundo no Brasil e por isso, em Maceió ganhou o tema ‘São João em Maceió, é festa, futebol e forró’.

Mais uma vez, os festejos juninos estão sendo preparados a partir da parceria entre Prefeitura e comunidade. E para garantir a participação popular democrática dos interessados em produzir, tocar, ornamentar ou mesmo criar arraiais nos bairros, foram investidos R$ 1,189 milhão em quatro editais para os festejos. 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda