Agreste Saneamento alerta sobre cuidados com reservatórios de água no verão

Mesmo com redução nos casos de dengue registrados, é preciso continuar com os cuidados para o controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

MidiaNova / Assessoria de comunicação

Agreste Saneamento alerta sobre cuidados com reservatórios de água no verão

Mesmo com a redução nos casos de dengue registrados em Alagoas no último ano, esses dias que alternam sol forte e períodos de chuvas reforça o alerta que é preciso continuar com os cuidados com os reservatórios de água para o controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

De acordo com Guilherme Dias, diretor da Agreste Saneamento, empresa que atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) para assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de água  em 10 municípios da região Agreste do Estado, as orientações são manter a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada e as calhas livres de entupimentos. Ele explica que também é preciso um cuidado especial com bebedouros de animais, que devem ter a água trocada a cada três dias, no máximo. Os pratinhos de plantas também precisam ser eliminados. O armazenamento de lixo deve ser feito em recipiente fechado, além de acondicionar adequadamente os materiais para reciclagem que podem acumular água.

Guilherme explica que cada pessoa deve contribuir para manter o ambiente doméstico e de trabalho livre do mosquito da dengue, responsável também pela transmissão de doenças como zika e chikungunya. “As estatísticas apontam que cerca de 80% dos focos do Aedes estão dentro das residências, então, é fundamental que cada pessoa adote essas medidas simples para  reduzir o número de criadouros dentro da sua área de vivência”, afirma.

A Agreste Saneamento mantém um Centro de Controle de Operações responsável pelo monitoramento de todo caminho percorrido pela água, desde a captação até o momento da chegada nos reservatórios da CASAL. Toda esta rede é controlada por equipamentos de alta tecnologia que fornecem informações em tempo real, facilitando assim, agir rapidamente ao detectar um vazamento, por exemplo. O sistema também permite acompanhar à distância aspectos como vazão, volume e pressão da água.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade