Alagoas busca integração e fortalecimento cultural entre municípios da região sul

Durante encontro, gestores debateram, em Coruripe, a estruturação de políticas públicas e traçaram metas para a interiorização do setor

Alagoas busca integração e fortalecimento cultural entre municípios da região sul

As potencialidades culturais dos municípios da região sul de Alagoas foram temática para o Encontro Alagoano dos Gestores de Cultura da Região Sul, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em Coruripe. O evento é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e Prefeitura Municipal.

O encontro teve como finalidade o apoio e orientação para o desenvolvimento da cultura. “Juntos somos mais fortes. Esta reunião é um momento de troca de experiências. A secretaria propõe um planejamento integrado para a promoção cultural, correlacionando projetos com o objetivo de fomentar as manifestações nos diversos segmentos”, pontuou a secretária Mellina Freitas.

Os gestores participantes apresentaram os projetos existentes em seus municípios e as demandas para a execução de ações culturais. Os secretários municipais debateram a estruturação de políticas públicas e traçaram metas para a interiorização da cultura. A secretária municipal de Coruripe Thereza Beltrão reforçou a importância do encontro.

 “A ideia de elaborar um plano conjunto por região e agregar projetos fortalecerá a cultura alagoana”, afirmou. O gestor de cultura do município de Penedo salientou o papel da cultura como base para todas as áreas da sociedade. “A cultura é um investimento que gera uma cadeia de recursos onde todos ganham: o artista, o comerciante, a sociedade. Estabelecer este intercâmbio de atividades entre os municípios, criar um calendário unificado, irá agregar valor às nossas tradições culturais”, disse Hugo Menezes.

A consultora do Sebrae, Silvania Correia, mostrou as diretrizes para a formulação de Plano de Parceria, visando a integração dos projetos e entidades culturais. A secretária Mellina Freitas destacou o encontro como uma das atividades dos programas Alagoas é Cultura no Interior (Pacin), que propõe as ações para interiorização cultural, e o Fomento e Incentivo à Cultura em Alagoas (Fica) com o lançamento de editais para a democratização no acesso a recursos e investimentos.

A abertura do evento contou com a apresentação  da Banda José Azevedo Vasconcelos e Orquestra Municipal de Violinos. Estiveram presentes no encontro os gestores de Coruripe, São Miguel dos Campos, Igreja Nova, Penedo, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Piaçabuçu e Jequiá da Praia.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda