Aliança Francesa lança 1º concurso de fotografia Hercule Florence

A Aliança Francesa de Maceió (AFM) está lançando seu primeiro concurso de fotografia e ele será promovido em homenagem a um dos homens considerados precursores da descoberta dessa arte tão especial: Hercule Florence. As imagens captadas devem fazer referência a duas grandes obras já conhecidas dos pintores Alexandre Cabanel e Víctor Meirelles, francês e brasileiro, […]

Aliança Francesa lança 1º concurso de fotografia Hercule Florence

A Aliança Francesa de Maceió (AFM) está lançando seu primeiro concurso de fotografia e ele será promovido em homenagem a um dos homens considerados precursores da descoberta dessa arte tão especial: Hercule Florence. As imagens captadas devem fazer referência a duas grandes obras já conhecidas dos pintores Alexandre Cabanel e Víctor Meirelles, francês e brasileiro, respectivamente. As inscrições vão até o dia 12 de dezembro e o primeiro colocado ganhará uma bolsa de estudos para aprender a falar a língua francesa.
 
O 1º Concurso de Fotografia Hercule Florence será aberto a toda a comunidade alagoana e os três melhores trabalhos serão agraciados. A temática envolverá os quadros “Nascimento de Vênus”, de Alexandre Cabanel, e “Moema”, de Víctor Meirelles. Como as obras falam de nascimento e morte, as fotografias concorrentes deverão ser inspiradas nessas duas vertentes, não precisando, claro, ter qualquer relação com os desenhos expostos nas pinturas. “Cada candidato concorrerá com duas fotos, que serão julgadas em conjunto. Essas fotografias não precisarão ter imagens parecidas com aquelas retratadas nos quadros dos artistas Alexandre e Víctor, porém, deverão respeitar os temas de nascimento e morte. Queremos avaliar a criatividade de cada concorrente e será importante que eles ousem em registros inusitados, subversivos e que não reverenciem modelos estéticos acadêmicos”, destacou Anna Constant, diretora da Aliança Francesa. 
As regras
As fotos deverão recriar o contraste entre nascimento (uma foto) e morte (a outra foto). Os candidatos terão que entregar, na Aliança Francesa de Maceió, as duas fotografias em um tamanho padrão de 20 x 30 cm. Cada uma delas deverá ter, necessariamente, sua etiqueta de identificação contendo o nome do autor e título corretamente preenchidos e fixados no verso da mesma. O regulamento detalhado poderá ser consultado no site da Aliança (http://www.afmaceio.com.br) ou no próprio local de inscrição. 
As inscrições começaram no dia 12 deste mês e seguirão até 12 de dezembro. O resultado será anunciado no dia 19 do próximo mês. Para o 1º colocado o prêmio será uma bolsa de estudos de um ano na Aliança Francesa de Maceió. A bolsa poderá ser usufruída pelo vencedor ou por alguém de sua escolha. Os 2º e 3º lugar vão receber prêmios e certificado da AFM. 
Quem foi Hercule Florence? 
Antoine Hercule Romuald Florence, nascido em Nice, na França, foi um talentoso tipógrafo, desenhista e pintor. Apesar de ser francês, aos 20 anos, em 1824, ele desembarcou no Rio de Janeiro, a bordo da fragata francesa Marie Thérèze, já como profissional da arte de desenhar. E foi aqui no Brasil que ele desenvolveu o seu espírito de inventor e empreendedor, tendo conseguido, em 1833, fixar em papel a imagem captada por uma câmara escura, por meio de sais de prata. Em 1834, registros que constavam em seus diários mostraram que ele utilizou a palavra photographie quatro anos antes de o químico inglês John Hershel cunhar o termo photography. 
Os autores dos quadros 
Alexandre Cabanel foi um francês nascido em Montpellier. Ele foi um pintor francês, representante do Neoclassicismo. Dedicou-se a assuntos históricos, mitológicos e religiosos. Foi também autor de retratos, paisagens e composições decorativas e era considerado um excelente aquarelista. Uma de suas obras mais famosas é o “Nascimento de Vênus”. 
Maiores informações sobre o 1º Concurso de Fotografia Hercule Florence você também pode obter pelo telefone (82) 3223-5160 ou pelo e-mail [email protected].  
Nous vous attendons! 
Esperamos por você! 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda