Aluna de curso EaD da UNINASSAU cria instablog sobre rotina de estudos

Estudante garante que a modalidade de ensino torna o universitário mais proativo

Assessoria de Imprensa / Bruno Leal

Aluna de curso EaD da UNINASSAU cria instablog sobre rotina de estudos Para Amanda Nazário, as aulas práti ... ais para o aprendizado completo

Amanda Nazário de Souza, aluna do terceiro período de Farmácia na modalidade EaD, na UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Maceió, criou um instablog para falar sobre a rotina de estudos. A estudante, que já possui uma primeira graduação, em Administração, na modalidade presencial, aproveita para comentar as diferenças entre os dois tipos de curso.

Segundo ela, é fácil enxergar o que há de diferente entre as modalidades. “No EaD, eu escolho o melhor momento para estudar, tenho várias ferramentas de estudo, onde direciono por onde me identifico mais. Percebo também que o EaD me faz ser mais proativa, pois para entender melhor a disciplina pesquiso mais e acabo me aprofundando em alguns assuntos e temas”, conta Amanda, ressaltando que o seu foco e disciplina se desenvolve cada vez mais de acordo com o andamento do curso.
A estudante garante que a experiência é muito positiva e que o relacionamento com a turma é bom, seja na realização de trabalhos ou nas aulas práticas que, segunda ela, são os melhores momentos. “Creio que não serei prejudicada em relação ao meu nível de conhecimento em relação a graduação presencial. Estou empenhada na construção do meu desenvolvimento acadêmico participando de cursos, palestras e congressos, o que acredito que deve ser uma característica de todo graduando”, diz Amanda.
A estudantes também contou que teve como motivação pela escolha dos cursos EaD a falta de tempo. “Meu ritmo de trabalho durante a semana é muito complicando, ficando inviável cursar uma faculdade presencial. Como já tive a experiência da correria da faculdade presencial, optei pela possibilidade de escolher meu melhor momento para estudar e hoje sei que foi a melhor escolha, pois está sendo algo prazeroso e não desgastante”, revela a estudante.
TENHO RECEIO DE FAZER FACULDADE EAD, E AGORA?
Cursos de graduação a distância ganham cada vez mais adeptos por todo Brasil, seja pelos dias cada vez mais corridos ou pela praticidade de poder estudar no conforto de casa.
Segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Inep, um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância. Em 2017, o crescimento do formato EaD cresceu 17,6%, o maior salto desde 2008.

Amanda Nazário revela que organização é fator de extrema importância para o sucesso de uma graduação EaD

No entanto, algumas pessoas ainda têm receio de estudar em uma faculdade EAD. Para acabar com esse medo, a coordenadora dos cursos EaD da UNINASSAU Maceió, Renata Cardoso, lista algumas dicas para garantir uma educação de qualidade. Confira:
1)    Instituição reconhecida pelo MEC
Antes de qualquer coisa, o estudante deve acessar o site emec.mec.gov.br e verificar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação e está em situação regular. Isso garante que o diploma, ao final do curso, seja válido em todo território nacional.
2)    Histórico
Pesquise o histórico da instituição na internet e com pessoas que já estudaram nela. Nada melhor do que pegar referências com quem viveu a experiência.
3)    Grade curricular
Compare a grade da instituição EaD pretendida com a de centros de educação superior presenciais para constatar se o ensino ofertado é de qualidade e atende suas necessidades.
4)    Corpo docente
Verifique quem serão seus professores e qual a experiência deles. Busque entender como será a interação e quanto tempo levará para que seus questionamentos sejam respondidos.
5)    Aulas práticas
Cursos de graduação EaD são obrigados a realizar atividades presenciais, como seminários e exercícios em laboratório. Conheça a estrutura desses lugares para saber se, ao finalizar o curso, você sairá pronto para o mercado de trabalho.
6)    Mercado

Descubra se a instituição que você pretende estudar conta com um setor de empregabilidade empenhado em direcionar os estudantes para o mercado de trabalho.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Cinemas