Alzheimer: um mal silencioso que adoece toda a família

Número de pessoas com a doença no Brasil pode ultrapassar um milhão; no mundo, este número alcança a marca de 35 milhões

Alzheimer: um mal silencioso que adoece toda a família

A palavra Alzheimer faz uma referência direta a Alois Alzheimer, psiquiatra e neuropatologista alemão que, em 1906, realizou os primeiros estudos sobre a doença. Ele analisou o caso de uma de suas pacientes, Sra. Auguste D, uma mulher de 51 anos aparentemente saudável que, progressivamente, foi desenvolvendo um quadro de perda de memória, distúrbio de linguagem e desorientação. Após a morte de sua paciente, o médico examinou detalhadamente seu cérebro e descobriu alterações que, anos mais tarde, viriam a ser conhecidas mundialmente como características da doença que leva seu nome, Alzheimer.

 A doença de Alzheimer é a mais frequente forma de demência entre idosos. É caracterizada por um progressivo e irreversível declínio em certas funções intelectuais: memória, orientação no tempo e espaço, pensamento abstrato, aprendizado, incapacidade de realizar cálculos simples, distúrbios da linguagem, da comunicação e da capacidade de realizar tarefas cotidianas.

 O neurologista do Hapvida, José Gustavo Leimig, esclarece que não se conhece exatamente qual é a causa da doença de Alzheimer. O que se sabe é que a doença desenvolve-se como resultado de uma série de eventos complexos que ocorrem no cérebro. Basicamente se manifesta pela alteração de todas as funções cerebrais. Sendo o cérebro o único órgão do corpo primariamente afetado.

 “A partir dos 65 anos, a doença se manifesta de forma mais frequente, porém pode se manifestar em idades mais precoces, principalmente a partir dos 50 anos. A doença pode ser hereditária em sua forma rara”, explica o médico.

 

Evolução

A doença evolui da seguinte forma: Leve, moderada, moderadamente grave e grave. Nos casos mais leves, apenas lapsos de memória podem ser as únicas manifestações. Nos mais graves, o paciente mostra-se dependente de terceiros para suas atividades diárias e sobrevivência.

 Já nos casos mais avançados, há perda do senso crítico, o que em algumas vezes pode levar a necessidade de interdição do paciente. “Não existe prevenção para o Alzheimer. Alguns estudos sugerem que atividades intelectuais como leitura, por exemplo, podem retardar as manifestações clínicas da doença”, alerta o neurologista.

 

Diagnóstico precoce

De acordo com a neuropsicóloga Wilza Pinheiro, todas as pessoas possuem lapsos de esquecimento, independente de idade, porém, quando acontece com frequência pode ser indício de um quadro patológico. Segundo ela, é preciso atentar aos primeiros sinais de esquecimento e desorientação. “Recomenda-se que a família tente conversar com seu ente querido sobre o que está percebendo, observando em quais momentos estes sintomas são mais recorrentes e, sobretudo, se estão aumentando e interferindo nas atividades rotineiras”, adverte.

 O diagnóstico da doença é feito por meio de avaliação clínica detalhada e exame físico completo. Exames complementares podem ser úteis e a avaliação neuropsicológica tem sido solicitada com muita frequência pelos profissionais. Elas podem ser feitas entre três e cinco sessões, com aplicação de uma bateria de testes e de outros recursos terapêuticos.

 Wilza destaca que por se tratar de uma doença progressiva, neurodegenerativa e irreversível, o quadro pode piorar de forma despercebida e quanto mais tarde o diagnóstico for realizado, pior poderá ser o prognóstico. “Existem casos que chamamos de ‘pseudodemência’, onde o indivíduo tem sintomas semelhantes a um quadro demencial, porém a causa pode ser uma depressão ou algum fator emocional”, explica.

 Uma parcela dos doentes, especialmente nas fases iniciais e intermediárias, pode se beneficiar de medicamentos específicos para o tratamento. Entretanto, não existe nenhum medicamento que garanta a cura ou que interrompa definitivamente o curso da doença.

 

Convivendo com Alzheimer

 Lidar com uma nova realidade é sempre difícil, principalmente quando se refere a um diagnóstico de Alzheimer. Esta é uma das razões que podem fazer com que alguns pacientes manifestam sintomas de depressão. A tristeza constante, o negativismo, o pessimismo e a desesperança podem aumentar.

 De acordo com os profissionais de saúde, incentivar o enfrentamento das dificuldades, estimular pensamentos positivos e especialmente oferecer apoio emocional no escopo de transmitir tranquilidade, principalmente nos momentos de angústia e irritação torna-se indispensável.

 Auxiliar no controle do uso de medicações; ajudar na orientação temporal utilizando calendário; auxiliar nas atividades diárias criando rotinas, são algumas maneiras de atenuar a situação. Procurar um grupo de apoio e acompanhamento psicoterapêutico também podem ajudar no processo de acompanhamento do paciente.

 Outra dica bastante recomendada é ler sobre o assunto e receber orientação de profissionais. A doença exige paciência, dedicação e compreensão. A professora Elenice Bispo conhece bem esta situação, há alguns anos descobriu que sua mãe, hoje com 86 anos, sofria de mal de Alzheimer.

 “No início pensávamos que fosse uma demência típica da idade, mas no decorrer do tempo foi se agravando. Certo dia, ela passou a não reconhecer mais a própria família. Só então procuramos um especialista”, lembra.

 Elenice conta ainda que a evolução da doença foi rápida e o diagnóstico demorado e impreciso. A professora confessa que não esperava que o mal de Alzheimer fosse tão devastador. “É um mal que afetou toda nossa família, consome todas nossas energias porque mexe com o emocional”, relata.

 A negação da realidade, a falta de paciência, a ignorância e o abandono, são os principais fatores que favorecem para um isolamento do paciente e possível agravo da doença. De acordo com José Gustavo Leimig, o doente de Alzheimer morre por complicações associadas à doença, principalmente por infecção respiratória.

 “A solidariedade, o apoio e a compreensão não podem faltar nos cuidados com o doente. O paciente não deve sentir-se excluído da rotina e convívio familiar, pois, a doença, por si só, não acarreta primariamente a morte”, finaliza o neurologista.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda