Animação ‘Moana’ muda de nome por conta de atriz pornô

Nova animação da Disney tem seu título alterado por conta de uma coincidência incomum

Animação ‘Moana’ muda de nome por conta de atriz pornô

A nova animação da Disney não leva o título original, ‘Moana‘, na Itália. Em vez disso, foi batizada como ‘Oceania‘. Até mesmo a personagem principal teve o nome alterado para Vaiana.

Tudo isso é para não fazer nenhuma associação à outra Moana bastante conhecida no país europeu, a atriz pornô Moana Pozzi, cujo auge aconteceu durante a década de 80 e é até hoje lembrada por lá, mesmo tendo morrido precocemente, em 1994, vítima de um câncer aos 33 anos.

Em certo momento da carreira, Moana Pozzi chegou a fazer frente até mesmo a outra estrela do ramo, a lendária Cicciolina, de quem foi contemporânea. As duas chegaram a fundar juntas o Partido do Amor, que defendia, entre outras coisas, a legalização dos bordéis e melhor educação sexual nas escolas. Em 1992, Moana chegou a concorrer à prefeita de Roma, mas recebeu apenas cerca de 1% dos votos.

Considerada uma mulher inteligente e confiante, diferente do estereótipo atribuído ao mundo pornô, ela atraiu a atenção de celebridades internacionais como Robert De Niro, Harvey Keitel e o jogador de futebol Paulo Roberto Falcão (que na época atuava na Roma), com os quais teve romances curtos, narrados em uma autobiografia publicada em 1991.

A ligação com o Brasil vai além do affair com o ex-volante da seleção, já que Moana chegou a morar por alguns anos por aqui durante sua infância.

Inusitadamente, a coincidência com o nome da animação da Disney ajudou a reacender a curiosidade pela trajetória da atriz, que já foi assunto de filmes e minisséries em seu país natal.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda