Aplicativo para celular é a nova arma de mulheres que apresentam dificuldade para engravidar

Com eles é possível medir a temperatura do corpo, saber os dias de maior ovulação e acompanhar como estão suas emoções

Aplicativo para celular é a nova arma de mulheres que apresentam dificuldade para engravidar

INGLATERRA – É consenso entre os cientistas o grande mistério que envolve as dificuldades que certos casais apresentam para se reproduzir. Uma nova ferramenta, no entanto, parece ser a nova arma de quem não consegue ter filho. São os aplicativos e sensores portáteis de celulares, que ajudam a entender melhor os processos fisiológicos que influenciam na reprodução. Assim, eles aumentam as chances de gravidez.

Ao reunir dados de um grande número de mulheres, esses aplicativos também estão oferecendo aos pesquisadores massas de informação a partir das quais pretende-se formatar padrões mais amplos sobre estilo de vida e fatores de saúde que afetam a fertilidade.

– Isso também pode favorecer outros casais, além daqueles que usam aplicativo – declarou ao jornal britânico “The Guardian” Paris Wallace, executivo-chefe e fundador da Ovuline, empresa que produziu o Ovia Fertilidade.

Para muitas mulheres, a ciência da concepção já é algo comum: é preciso medir a temperatura do corpo logo pela manhã e usar ferramentas que indicam o momento de maior ovulação. Aplicativos como o Ovia ou Glow – uma outra alternativa popular – ajudam a refinar o processo, permitindo que essas informações sejam obtidas mais rapidamente.

Esses aplicativos oferecem leituras diárias de temperatura, indicam quando ocorrem os períodos férteis e apontam o que suas emoções e estados de espírito estão indicando. Eles controlam até mesmo a atividade sexual e sugerem posições sexuais.

Segundo Wallace, as novas tecnologias ensinam os usuários a terem mais controle sobre a sua fertilidade.

– Muitas pessoas não sabem quando a ovulação acontece ou que um casal só pode conceber durante seis dias de um ciclo. Os aplicativos usam essas informações para dar aos usuários dicas sobre como engravidar de maneira mais rápida. Eles, por exemplo, calculam a probabilidade de uma mulher gerar um filho em cada dia, e enviam lembretes para seu telefone dizendo quando elas estão mais férteis.

Segundo o executivo, cerca de 20% dos usuários do Ovia Fertilidade são inférteis. Eles consideram o aplicativo uma alternativa para a fertilização in vitro e outras técnicas de reprodução assistida.

– Há claramente um enorme mercado para este tipo de tecnologia. A Ovuline tem milhares de usuários, número que cresce cerca de 20% a cada mês – diz o diretor.

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral
Tem, Tem, Tem Abril Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral

Agenda