As variações do Bolo de Rolo: recheios que vão além da goiabada

O tradicional prato pernambucano ganhou novos sabores para agradar a todos os paladares

As variações do Bolo de Rolo: recheios que vão além da goiabada

Patrimônio Imaterial de Pernambuco, o bolo de rolo é um daqueles pratos regionais que todo mundo conhece e ama. Ele, que surgiu da adaptação do português “colchão da noiva”, hoje é um dos pratos típicos mais famosos do Estado. Graças ao sucesso entre os nativos e estrangeiros, a guloseima acabou fugindo do tradicional e abarcando outros recheios além da goiaba. 

Por ser produzido com uma massa neutra formada por farinha de trigo, açúcar, manteiga e ovos, a iguaria possibilita uma grande variedade de recheios, como doce de leite, chocolate e ameixa, além de novas apresentações como em torta, picolé e até no café. No Caffè Trieste do Empório Gourmet Reserva do Paiva, uma das opções que mais fazem sucesso entre os clientes é o bolo de rolo com recheio de goiabada e cream cheese. Ela une o doce e o salgado em uma mistura totalmente brasileira inspirada na sobremesa Romeu e Julieta. 

História do Bolo de Rolo – Sua origem está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses trocaram o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa. A receita é sempre a mesma.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade