Camerata Pró-Música de Alagoas celebra 15 anos e realiza concerto comemorativo

Repertório composto por peças emblemáticas será apresentado no projeto “Quinta no Arena”

Assessoria de Comunicação / Vitor Luz

Camerata Pró-Música de Alagoas celebra 15 anos e realiza concerto comemorativo

Há mais de uma década a Camerata Pró-Música de Alagoas eleva o status da música clássica no Estado de Alagoas, permitindo uma experiência inesquecível e bastante especial a todos aqueles que gostam da boa música. Seu 15º aniversário chega repleto de significado e maturidade, apresentando um repertório composto de peças emblemáticas em suas diversas formações, que vai desde o solo, duos, trios, permeando os quartetos até sua formação completa. Tudo isso será compartilhado no projeto “Quinta no Arena”, que chega a sua 14ª edição, neste ano de 2018 e conta com uma duração de espetáculo de 1h20, com classificação livre.

Ao longo dos últimos 15 anos a Camerata Pró-Música de Alagoas tem ecoado pelo Estado de Alagoas, realizando concertos em diversas cidades do Estado, cumprindo seu propósito de existência, democratizar o acesso à música clássica e permitir que mais pessoas sejam tocadas pelas mais belas obras . A cada apresentação uma nova plateia é evidenciada e os integrantes da Camerata podem proporcionar uma interação especial e permitir uma experiência única para os expectadores, aproximando os músicos de todos os presentes, que se permitem ser tocados pelas notas musicais.

A Camerata Pró-Música de Alagoas desde 2003 se destaca no cenário alagoano e conta com Max Carvalho como Maestro e diretor artístico. Um de seus pilares é a formação de plateia para a música de concerto, além da pesquisa e execução da Música do Brasil Colonial e da Música Antiga.

Com uma vasta experiência, a Camerata já participou de festivais de grande relevância e representatividade, como: Nordeste Cantat, Encorama e Encoral; e concertos no projeto Concerto aos Domingos, o mais importante projeto de formação de plateia em música de concerto de Alagoas, sob a direção da ilustre pianista Selma Britto. Eles também já realizaram diversos concertos com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sergipe, em Alagoas e em Sergipe.

Linha do Tempo

Entre outros projetos, a Camerata participou do Artes no Palácio, no Museu Palácio Floriano Peixoto, abrindo a série erudita do projeto, e no Teatro Deodoro, realizou o concerto Música do Brasil Colônia e Música Antiga. Em agosto de 2008, participou como grupo residente da Mostra Pró-Música de Alagoas, tendo como convidadas o soprano Marília Vargas e a alaudista Silvana Scarinci, além de realizar, em outubro do mesmo ano, abertura do concerto do renomado pianista Arthur Moreira Lima, no projeto Um Piano pela Estrada, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro-AL.

Encerrando as temporadas do Projeto Concerto aos Domingos de 2010 e 2011, realizou concertos com repertório composto por obras de Bach, Händel, Purcell, Praetorius, Lully e Vivaldi. Em abril de 2012 realizaram um concerto com repertório de música brasileira no projeto SESC Partituras, realizado no lançamento do banco de partituras desta instituição, com obras de Yara Costa, Alberto Costa, Alberto Nepomuceno, além de repertório do Pe. José Maurício Nunes Garcia.

Em 2013 realizou concertos nas cidades de Porto Calvo, Maragogi, Marechal Deodoro e Maceió. Ao longo de sua trajetória, realiza concertos também em cidades dos Estados de Sergipe e de Pernambuco. Em 2014, realizou concertos em várias cidades de Alagoas, como Olho d’Água das Flores, Batalha, Carneiros, Santana do Ipanema, Marechal Deodoro, Porto Calvo, Coqueiro Seco e Maceió, além de realizar o concerto de encerramento do projeto Concerto aos Domingos, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Participou das edições da Festa Literária de Marechal Deodoro (FLIMAR).

Em 2016 realizou concerto em homenagem aos 120 anos de nascimento de Hekel Tavares em sua cidade natal, Satuba-AL. Em 2017 participou das comemorações dos 200 anos de Alagoas na Virada Cultural no IPHAN e neste ano eles já participaram do Concerto aos Domingos, do mês de fevereiro.

Ficha Técnica – Camerata Pró-Música de Alagoas

Elvira Rebelo, soprano

Gabrielly Medeiros, soprano

Priscilla Monteiro, soprano

Relma Tokura, soprano

Roberta Barretto, soprano

Leila Amacy, alto / violino

Luciana França, alto

Terezinha Rocha, alto

Daniel Lima, tenor

Joaquim Ribeiro, tenor / viola

Tailan Oliveira, tenor

Virgílio Rocha, tenor

Alexandre Amorim, barítono

Claudio-Alexandre, baixo-barítono

André Tokura, oboé

Douglas Nascimento, piano

Elieser Cassimiro, violino

Herbert Guilherme, violoncelo

Joshua Alcântara, clarinete

Jordão Franklin, contrabaixo

Rafael Matias, violoncelo

Valério Santos, flauta transversal

Max Carvalho, Direção Artística e Regência

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda