Com ambientes virtuais e 3D, exposição do SENAI no Parque Shopping mostra futuro das tecnologias de educação

O impacto do uso das novas tecnologias na forma de ensinar e aprender em sala de aula é o tema da exposição ‘Tecnologias Educacionais SENAI: o Futuro’, que acontece de 25 a 28 de junho no Parque Shopping Maceió. A mostra leva o visitante a um passeio cheio de interatividade e recursos tecnológicos para apresentar como essas […]

Com ambientes virtuais e 3D, exposição do SENAI no Parque Shopping mostra futuro das tecnologias de educação

O impacto do uso das novas tecnologias na forma de ensinar e aprender em sala de aula é o tema da exposição ‘Tecnologias Educacionais SENAI: o Futuro’, que acontece de 25 a 28 de junho no Parque Shopping Maceió. A mostra leva o visitante a um passeio cheio de interatividade e recursos tecnológicos para apresentar como essas ferramentas estão mudando o aprendizado do ensino profissionalizante.

 Num espaço com ares futuristas montado no piso L2 (próximo à entrada E), a exposição envolve o visitante numa experiência lúdica que mescla a realidade palpável com o virtual. É reproduzindo o ambiente da indústria na escola e o saber acadêmico com a prática que estudante adquire o conhecimento. Quem for à mostra vai poder vivenciar essa experiência usando simuladores ou entrando em ambientes virtuais com gráficos 3D..

Entre os ambientes estão uma caverna digital com projetores gráficos de 3D dispostos em três paredes e no chão. Com isso, o visitante é transportado imediatamente para um ambiente que simula situações reais, como a operação de uma plataforma de petróleo, por exemplo.

O ambiente de realidade aumentada permite a manipulação de objetos que integram livro didático com realidade virtual. A exposição oferece ao visitante diversos simuladores, como modelos no formato de jogos e os que reproduzem o uso de máquinas, como empilhadeiras, colheitadeiras e escavadeiras.

A exposição Tecnologias Educacionais SENAI: o Futuro traz ainda doze novas tecnologias voltadas para o ensino profissional e vai percorrer 25 cidades brasileiras.

Confira os ambientes que vão fazer parte da exposição:

 

Caverna digital

Espaço com projetores gráficos 3D dispostos em três paredes e no chão, onde os alunos são imersos num ambiente virtual simulado e podem realizar operações complexas e tomar decisões com absoluta segurança.  A partir da simulação de situações reais os alunos aprimoram suas capacidades e aprendem procedimentos complexos.

Simulador de Empilhadeira

Nesse simulador, os alunos dirigem uma empilhadeira num cenário real de um centro de distribuição. No contexto de aprendizagem estão dispostas diversas situações que o aluno encontrará em seu cotidiano profissional. Entre os vários benefícios desta tecnologia se destacam o aumento da segurança a e diminuição de custos com materiais consumíveis.

Simulador de Escavadeira

Trata-se de um programa de simulação de máquinas pesadas que permite o aprendizado por meio de atividades virtuais na tela do computador, com o uso de joysticks e pedais. A máquina de simulação de escavadeira tem o objetivo de aprimorar as habilidades motoras e sensoriais dos alunos que irão operar este maquinário.

Simulador de Colheitadeira

Com este equipamento, o aluno adquire as primeiras habilidades nos três principais equipamentos da colheita florestal, fixando os conhecimentos que, posteriormente, serão aprimorados na máquina real.  Também possibilita ao aluno a prática de seus conhecimentos e a confiança no manuseio real do veículo.

Simulador de Solda

O simulador de solda possui uma interface onde o aluno e o professor controlam diversos requisitos de qualidade em diferentes tipos de solda. Visa aperfeiçoar o manuseio do equipamento de soldagem e a precisão de movimentos do aluno. Uma das vantagens é a segurança do estudante em ambientes de risco.

Realidade Aumentada

É um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos concretos, criando um espaço misto em tempo real. Os alunos utilizam uma câmera de computador ou de dispositivos portáteis para reconhecer marcadores impressos em livros didáticos ou outros materiais. Uma vez apontados para a câmera, estes marcadores iniciam a apresentação de conteúdos multimídia ou de exercícios interativos no navegador de internet.

Sala de 3D

São projeções de imagens e vídeos em três dimensões interativos, que dão a sensação de profundidade com o uso de óculos especiais. Os temas abstratos de química, física, biologia e matemática se tornam fáceis de serem compreendidos, pois as imagens, ricas em detalhes, juntamente com os textos objetivos, facilitam a explicação de tópicos mais complexos.

Ambiente Virtual de aprendizagem

Na solução é possível acessar vários tipos de ferramentas, como fóruns, chat, enquetes, e webconference. No ambiente, serão demonstrados os materiais on-line padronizados para diversos cursos técnicos, como Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Informática, Logística, Eletroeletrônica, entre outros.

Simuladores na WEB

São simuladores no formato de jogos ou de equipamentos que os alunos podem acessar pelos navegadores de internet de seus computadores pessoais. São simples de usar e muito eficientes na preparação dos alunos para momentos futuros do processo de aprendizagem, quando eles poderão operar os equipamentos reais.

Livros Didáticos

Os livros didáticos foram e estão sendo desenvolvidos nos Departamentos Regionais mediante um padrão nacional e de acordo com os Desenhos Curriculares Nacionais. Além da demonstração dos livros tradicionais, na exposição também é possível conhecer as versões dos livros para tabletes e smartphones.

Kit Didático de Mecatrônica

A Planta de Manufatura Automatizada é composta por vários equipamentos que trabalham com diversas estão organizados em módulos portáteis e realizam atividades de um processo industrial. O Kit didático possibilita a elaboração e desenvolvimento de projetos de Automação Industrial, a partir de tecnologia pneumática, eletropneumática, mecânica, elétrica, eletroeletrônica, robótica, logística, redes de comunicação e de ciências da computação.

Kit Didático de Petróleo e Gás

O Kit Didático de Petróleo e Gás tem o objetivo possibilitar a oferta de cursos para a indústria petrolífera de exploração onshore, viabilizando a ação didática e a inovação tecnológica, por meio de uma solução móvel de fácil operabilidade dos equipamentos e instrumentos, em atendimento as necessidades na área de automação e operação técnica em todas as fases do processo onshore de exploração e separação dos resíduos do petróleo.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade