Como se preparar para receber turistas estrangeiros nesse verão

Alagoas recebeu 10 mil turistas estrangeiros até junho desse ano e a previsão de receber muitos outros para as férias de verão é bastante positiva.

Redação

Como se preparar para receber turistas estrangeiros nesse verão

O turismo internacional está cada vez mais intenso em Maceió e para suprir essa demanda, é preciso que o município esteja preparado. Além de investir em infraestrutura, especialmente nos atrativos turísticos da cidade, a população, em especial de estabelecimentos como restaurantes e hotéis, precisa saber se comunicar.
Para isso, falar outras línguas se torna essencial para se comunicar em outros idiomas. Veja aqui outras maneiras de como se preparar para receber turistas estrangeiros.

Dicas para receber bem turistas estrangeiros

Alagoas recebeu 10 mil turistas estrangeiros até junho desse ano e a previsão de receber muitos outros para as férias de verão é bastante positiva. De acordo com a Sedetur, a quantidade de estrangeiros que visitaram o estado é quatro vezes maior, se comparado a 2016.

Do total, a maior parte fica em Maceió, considerada a “Paraíso das Águas”, conforme divulgado pelo Ministério do Turismo. Confira como você pode preparar o seu estabelecimento, seja ele de hospedagem ou restaurante, para receber e agradar os visitantes internacionais.

1. Tenha um site que atenda a esse público
Com certeza o turista estrangeiro vai se preparar antes de sair do seu país, pesquisando opções para se hospedar/alimentar. Se o seu estabelecimento conta com um site próprio, tenha informações em inglês para melhor atendê-los.

2. Ofereça guias e informativos em inglês
Forneça aos visitantes estrangeiros, guias da cidade com diferentes opções de passeios e guias, bem como meios de transportes, endereços úteis como de hospitais e telefones para o caso de alguma emergência. Você pode personalizar um guia para o seu estabelecimento, sem precisar divulgar informações de concorrentes.

3. Prepare a sua equipe
Você precisa contar com uma equipe preparada para receber os clientes de outros países. Para isso, o investimento não é muito e você pode oferecer ajuda de custo para um curso preparatório. Entre as opções está o curso de idioma, em que seus colaboradores vão adquirir uma comunicação básica ao aprender inglês ou espanhol online, como os oferecidos pela Babbel.

4. Modernize o cardápio
Além de disponibilizar um cardápio em outro idioma, você deve colocar detalhes dos pratos, explicações e ingredientes para ajudá-los a entender o tipo de prato. Afinal, a culinária por aqui pode ser bem distinta do país de origem do seu cliente. Outro ponto que faz diferença é contar com um menu digital. Assim, ele vai conseguir entender melhor os pratos disponíveis, diminuindo o risco de possíveis falhas de comunicação.

5. Diversifique as formas de pagamento
Faça uma pesquisa de mercado e verifique quais as formas de pagamento são mais viáveis em seu negócio, considerando o atendimento para diferentes clientes. Entenda que a moeda local pode ser uma dificuldade para os estrangeiros e você estar preparado para isso é ter um diferencial em meio aos concorrentes. Entre as opções, aceite cartões de crédito e transferência bancária e se quiser ir além, verifique a possibilidade de aceitar as moedas digitais, entre outras que dê mais comodidade ao cliente.

6. Faça parcerias
Se você é dono de uma pousada ou hotel, por exemplo, combine com uma agência de passeios de pegar os turistas na sua porta. Ou seja, você contribui conseguindo clientes para os passeios e tem isso como diferencial em seu estabelecimento, já que poderá informar em seu site que os passeios são opcionais e com saídas direto do hotel.

7. Prepare-o para o jet lag
Muitos clientes podem sofrer com a diferença no fuso horário e se você é dono de um estabelecimento de hospedagem, pode ajudá-lo. Ofereça diferencias como som ambiente, iluminação adequada, chá, meditação, entre outras coisas que possam contribuir. Para driblar a dificuldade de acordar, você pode combinar de ligar em determinado horário para acordá-lo e oferecer atividades que o desperte pela manhã.

Lembre-se de que o turista que vem ao Brasil, está em busca de viver experiências diferentes. Maceió é um destino que oferece muitas opções e para todos os gostos.

Perceba do que o seu cliente mais gosta e indique roteiros e passeios, como conhecer as belas praias, piscinas naturais, artesanatos, dunas, tour histórico, trilhas, entre outros. Ajude-o também a desfrutar e usufruir mais as experiências da região, como saborear pratos típicos, oferecer guias que conte a história da cidade e dar dicas de lugares incríveis que fogem da rota turística.

Por que focar no inglês?

O inglês é um idioma base para a comunicação entre diferentes povos e para receber melhor os turistas de outros países, é importante saber falar, pelo menos, o básico dessa língua e oferecer conteúdos em português e inglês também.

Porém, essa não é uma regra, entenda que listamos como dicas aqui. Se preferir, você pode focar no espanhol, que também é muito falado entre os povos. O ideal é você analisar quais clientes estrangeiros costuma receber mais e oferecer materiais com conteúdos que facilitam a comunicação, seja alemão, espanhol, japonês ou mesmo o inglês.

Então, o que achou dessas dicas? As férias estão chegando e o verão é alta temporada, concorda? Fique preparado seguindo essas dicas e aproveite para investir no marketing do seu estabelecimento.

Colocando-as em prática, com certeza você terá um diferencial, frente aos seus concorrentes. Aproveite para divulgar o seu estabelecimento nas redes sociais, por meio de grupos internacionais, com conteúdos na língua estrangeira.

Fontes: Sedetur.al e Ministério do Turismo.

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