Congresso Nacional de Sindicatos Patronais acontecerá em Maceió

Presidentes de sindicatos e empresários de todo País já garantiram suas inscrições para o evento

Congresso Nacional de Sindicatos Patronais acontecerá em Maceió

Alagoas vai sediar o 31º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo nos dias 15, 16 e 17 de abril, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Mais de 1.100 inscritos de todo País já garantiram participação no evento que terá como palestras magnas a do economista Samy Dana, com o tema “Perspectivas para o comércio” e a do executivo César Souza, que abordará o tema “Reflexão Estratégica: como se preparar para o novo ciclo 20015-2018”.

O 31º CNSP é uma realização do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas Arapiraca), entidade filiada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL). Maceió será sede pela segunda vez do evento, tendo sido a primeira em O congresso contará com programação técnica, social e com novidades, a exemplo da Rodada de Conhecimento, um espaço para benchmarking entre os sindicatos. A proposta irá agregar valores de conhecimento ao aproximar as entidades durante breve exposição de práticas padronizadas. 

Para o presidente do Sindilojas Arapiraca e do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFEPD Alagoas, Wilton Malta, o evento vai abordar temas atuais e de total interesse do setor, além de movimentar o turismo de negócios local. “Muitos dos nossos congressistas vão aproveitar o feriado prolongado em nosso Estado”, comentou, referindo-se ao Dia de Tiradentes, 21 de abril. 

PROGRAMAÇÃO 

As palestrantes magnas do 31º CNSP serão proferidas pelo economista Samy Dana, no dia 16 de abril, às 9h, e pelo executivo César Souza, no dia 17, mesmo horário. Samy Dana é professor na Escola de Economia de São Paulo da FGV, coordenador de International Affairs e do Núcleo de Cultura e Criatividade-GV Cult.  Já César Souza tem 20 anos de experiência internacional como executivo, em diversos países, inclusive nos Estados Unidos, onde liderou a Odebrecht of America. No dia 16 também haverá a palestra motivacional “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”, a ser ministrada por pelo professor Steven Dubner. Formado em Educação Física, Dubner trabalha há mais de 33 anos em esporte para as pessoas portadoras de deficiência no Brasil e nos Estados Unidos. 

A programação trará, ainda, o case de sucesso “A gestão do melhor sindicato do mundo”, com José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac RS, especialista em Gerência da Produção pela Universidade Regional Integrada e em Gestão de Instituições de Ensino Técnico pela Universidade 
Federal de Santa Catarina; e o debate “Dificuldades do empresário nas relações trabalhistas”, mediado pelo advogado Flávio Obino e com a participação do convidado Victor Russomano Júnior.

Já a programação social será iniciada, no dia 16, com um city tour pela cidade histórica Marechal Deodoro, almoço no Praêro Beach Club e compras no artesanato do Pontal da Barra, em Maceió. Na sexta-feira, dia 17, o passeio será um city tour cultural pela manhã e, à tarde, haverá a palestra “O poder de ser mulher”, com a sexóloga Zoelma Lima. Paralelamente à programação técnica do evento, nos dias 16 e 17 funcionará o Espaço Mulher.

 

MUDANÇAS

A partir da 31ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (31º CNSP) a programação técnica do evento não mais apresentará os prêmios Paulo Braga (Jurídico) e Lair Montenegro (Executivos).

Com o novo formato, a Reunião de Executivos de Sindicatos Patronais do Comércio passará a ser nomeada como Painel de Executivos Lair Montenegro. Quem apresentar trabalho durante o painel receberá um Certificado de Reconhecimento.

Diferentemente do Painel de Executivos, o Painel de Assessores Jurídicos (antiga Reunião dos Assessores Jurídicos) não abrirá inscrições para apresentações de trabalhos. O painel trará três temas de assuntos previamente selecionados. São eles: “Substituição Tributária do ICMS e Implicações para Optantes do Simples Nacional”, com Tatiane Correia e Elisabeth Guimarães; “Descanso no sétimo dia e intervalo de 15 minutos antes da prestação de horas extras pelas mulheres”, com Eduardo Raupp e Regina Almeida; e “Contribuição Assistencial e a limitação de obrigação de pagamento aos associados”, com Ricardo Nacim Saad, José Almeida de Queiroz e Cely Souza Soares (a confirmar).

Já o Painel de Comunicação e Marketing permanecerá da mesma forma das edições anteriores, mantendo o Prêmio de Comunicação Sindical. Poderão ser inscritos trabalhos nas categorias Relacionamento com a Imprensa, Marketing e Comunicação Institucional. O primeiro colocado receberá como prêmio um cheque no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais), além do Certificado de Reconhecimento (que também será entregue aos demais participantes que apresentarem trabalhos).

As informações sobre o evento encontram-se disponíveis no site 31cnsp.com.br, no facebook (/31CNSP) e no twitter (@31CNSP). O congresso conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Fecomércio AL, do Sebrae Alagoas e do Governo Federal por meio da Caixa Econômica Federal. O evento tem o apoio do Sesc e Senac Alagoas e a parceria da Prefeitura Municipal de Maceió.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda