Cosems/AL apoia XV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi

O evento é promovido pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi – com a parceria da Federação das Pestalozzi de Alagoas (Faspeal) e da Associação Pestalozzi de Maceió.

Assessoria de Comunicação / Mary Wanderley

Cosems/AL apoia XV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi

A presidente da Associação Pestalozzi de Maceió, Tereza Amaral, apresentou nesta quarta-feira (25) à secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sylvana Medeiros, e à coordenadora de Apoio Técnico Josinete Marques a programação e logística do XV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi, que vai acontecer de 13 a 15 de outubro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá em Maceió.

A expectativa da organização é atrair em torno de 1.200 participantes de todo o país. Pelo menos 1.500 pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual são assistidas por mês nos diversos serviços ofertados pela Pestalozzi de Alagoas.

A presidente do Cosems, Izabelle Pereira, aposta na inclusão das pessoas com deficiência em todas as áreas. “O Conselho vai apoiar a divulgação do evento para que haja adesão expressiva de participantes, sobretudo de gestores e técnicos municipais da Saúde que trabalham com o público em questão”, reforçou Izabelle.

O evento é promovido pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi – com a parceria da Federação das Pestalozzi de Alagoas (Faspeal) e da Associação Pestalozzi de Maceió. O público alvo do Congresso é formado por estudantes, profissionais da educação, saúde, assistência social, gestores do terceiro setor e toda a sociedade. O valor da inscrição é de R$ 210,00 e R$ 130,00 para estudantes.

O Congresso é realizado há 45 anos e a cada três vem abordando de forma qualificada e científica temas nas áreas da saúde, educação, assistência social, trabalho, esporte, lazer e cultura.

A presidente da Pestalozzi de Maceió, Tereza Amaral, destacou que o evento vai discutir temáticas sobre as pessoas com deficiência, já que é primordial para uma relação de respeito e empatia em todos os âmbitos da sociedade. Segundo ela o Congresso dará aos participantes a oportunidade de interagir com profissionais especializados e com vasta experiência nas áreas, permitindo trocas de informações.

TEMAS DO CONGRESSO – Serão discutidos temas atuais tais como transtorno do espectro autista, síndrome congênita do Zika Vírus, Síndrome de Down, dentre outras. Outros temas enfocarão a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, educação ao longo da vida, Atendimento Educacional Especializado (AEE), primeira infância (estimulação precoce), habilitação e reabilitação.

Os eixos temáticos do evento incluem educação, saúde, reabilitação e habilitação, trabalho, gestão e inovação no movimento pestalozziano, assistência social, arte, cultura lazer e esporte. Segundo a presidente da instituição em Alagoas o programa de voluntários do Congresso visa engajar estudantes no apoio à realização do evento por meio da ação voluntária, proporcionando-lhes também a oportunidade de participar como congressista durante o turno contrário que estarão os aproximadamente 60 voluntários.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda