De 16 a 22 de maio, 14ª Semana Nacional de Museus tem programação em mais de 1.200 museus por todo o país

Programação está disponível online e reúne 3.697 eventos em todo o Brasil

De 16 a 22 de maio, 14ª Semana Nacional de Museus tem programação em mais de 1.200 museus por todo o país

A 14ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio de 2016, com o tema Museus e paisagens culturais, terá a participação de 1.236 museus e instituições culturais espalhados pelo Brasil. O Guia da Programação conta com cerca de 3.700 atividades cadastradas em todo o país e já está disponível online na página do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (www.museus.gov.br). 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.  A concertação de programações culturais enfatiza importância da Semana como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus.

 

Números

Número de museus participantes: 1.236   

Número de eventos cadastrados: 3.697

Número de estados participantes: 26

Número de cidades participantes: 552

 

 Museus participantes por região

Centro-Oeste: 110

Nordeste: 280

Norte: 67

Sudeste: 509

Sul: 270

 

Ouça aqui o spot para veiculação (formato mp3) de forma facultativa, gratuita e aleatória na programação.

 

Sobre o tema

O tema Museus e Paisagens Culturais foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, para as comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio, e para a 24ª Conferência Geral do ICOM, a ser realizada em Milão de 3 a 9 de julho.

Para ilustrar a Semana, o Ibram escolheu uma obra de Candido Portinari: Pipas, 1941. O direito de reprodução foi gentilmente cedido ao Instituto por João Candido Portinari, filho do autor e diretor do projeto.

A composição da obra representa uma paisagem ao ar livre e pipas no céu. Ela sugere uma relação entre território e cultura e, ao mesmo tempo, enfatiza o ambiente como espaço das relações humanas. Os locais externos abrigam comunidades, suas identidades e memórias, sendo, portanto, objetos de atuação do museu quanto a sua preservação, qualificação e dinamização.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Cinemas