Dica: conheça 7 coisas que todo novo usuário de Android deve saber

Entenda como o “robozinho” da Google lida com apps, atualizações e o compartilhamento de informações para tirar o máximo do sistema.

Dica: conheça 7 coisas que todo novo usuário de Android deve saber

Um tablet Android não é um computador. E um smartphone Android também não. OK, tecnicamente eles são computadores, mas por este lado seu microondas também é. O que quero dizer é que estes dispositivos móveis tem seu próprio jeito de fazer as coisas, que pode parecer estranho para quem está acostumado com um PC. Mas se você entender os sete pontos abaixo rapidamente irá se familiarizar com seu novo aparelho.

1) Você não controla as atualizações do sistema

Ao contrário de um computador, você não tem controle sobre as atualizações de sistema de seu aparelho Android. Isso fica a cargo do fabricante e da operadora de telefonia celular, que decidem se o aparelho será atualizado, como e quando. Aplicativos são atualizados a todo momento, e quando isso acontece você é informado por um ícone na barra de notificações no topo da tela. Mas as atualizações do sistema são infrequentes.

Nossa dica: nunca compre o aparelho com expectativa de uma atualização futura. Avalie se ele o atende como é, hoje. Dessa forma, se uma atualização demorar ou nunca acontecer você não ficará frustrado.

2) Os apps fecham sozinhos

Uma coisa que surpreende a maioria dos novos usuários do Android é a falta de um comando para fechar um app. Em vez disso, para sair de um app basta tocar no ícone Home no rodapé da tela ou escolher outro app na lista Recentes.

Você não precisa se preocupar em fechar um app porque o Android faz isso por você. Se o sistema precisar de mais recursos (como memória), os apps inativos há mais tempo são automaticamente encerrados. Ou seja, você não precisa se preocupar em “abrir apps demais” ou ficar sem memória por isso.

O botão Recentes (acima), no rodapé da tela, mostra uma lista com os últimos apps usados

Mas se você realmente quer fechar um app, toque no botão Recentes (que se parece com dois retângulos sobrepostos, à direita do Home) ou dê dois toques rápidos no botão Home para abrir a lista de apps recentes. Encontre o app que quer fechar e deslize sua miniatura para a direita.

3) Andróides adoram compartilhar

Num PC você abre um programa e aí escolher o arquivo com o qual deseja trabalhar. No Android é o contrário: você abre o item que deseja editar, salvar, modificar ou enviar, e então toca no ícone Compartilhar para escolher o programa que irá ajudá-lo a completar a tarefa.

 

Use o botão Compartilhar (acima) para enviar arquivos e informações de um app para outro

Por exemplo, para enviar uma foto por e-mail primeiro abra a imagem no app Galeria. Toque no ícone Compartilhar (normalmente no canto superior direito da tela) e escolha um app com o qual enviar a imagem, como o GMail, Outlook.com, etc. Você será levado ao app escolhido, com uma nova mensagem e a imagem em anexo, e aí basta completar detalhes como destinatário, e assunto e enviar. A impressão funciona da mesma forma: primeiro abra a foto (ou documento), depois clique em Compartilhar e escolha que app usar para a impressão.

Tenha em mente que “Compartilhar” nem sempre significa “Compartilhar numa rede social ou enviar para outras pessoas”. Você pode compartilhar um vídeo da galeria com o app do Dropbox para armazená-lo no seu espaço online, ou uma página da web com um app como o Pocket ou Instapaper para guardá-la para ler depois.

4) Baixe apps no Google Play

Apps (e filmes, livros e revistas) para seu smartphone Android estão disponíveis na loja Google Play, usando o app Play Store. Há lojas de apps alternativas como a Amazon Appstore mas para os iniciantes o melhor é se ater à loja da Google. 

O catálogo é dividido em categorias (Apps, Jogos, Filmes, Livros) listadas no topo da página principal da loja, e você pode usar o ícone da lupa para fazer buscas por um termo específico. Clique no botão Instalar na página de um app para baixá-lo e instalá-lo em seu aparelho.

A loja contém tanto apps gratuitos quanto pagos, e nesse úlltimo caso o botão Instalar é substituído por um com o preço do app. Para comprar um app é necessário um cartão de crédito internacional. Não se preocupe se você baixar/comprar um app e apagá-lo de seu aparelho: você poderá baixá-lo novamente mais tarde, sem custo algum, já que os apps são atrelados à sua conta.

Você também pode acessar a Play Store e instalar apps a partir do PC

Isso é ótimo na hora de mudar de smartphone: basta acessar a Play Store, clicar no ícone Play Store no canto superior esquerdo da tela e escolher Meus Aplicativos no painel. Toque em Todos para ver uma lista com todos os apps que você já baixou ou comprou, e toque em um app da lista e no botão Instalar para reinstalá-lo.

O melhor é que você pode comprar e instalar apps remotamente, a partir de qualquer computador conectado à internet. Basta acessar play.google.com e fazer o login com a mesma conta associada ao seu smartphone ou tablet. Clique no botão Instalar na página do app, escolha o aparelho onde o app será instalado e veja a mágica acontecer.

5) Esqueça o Flash

A internet está cheia de páginas que tem animações, jogos e vídeos em Flash, mas você só poderá acessá-las em seu PC. A Adobe descontinuou o desenvolvimento do Flash para Android há pouco menos de dois anos, e como consequência aparelhos com o Android 4.0 ou mais recente não conseguem reproduzir este tipo de conteúdo.

Mas nem tudo está perdido: em alguns casos conteúdo disponível em Flash pode ser obtido em formato compatível com aparelhos Android usando um app específico, especialmente no caso de serviços de vídeo como o YouTube ou Hulu.

6) Você pode personalizar a tela inicial

A tela inicial de um aparelho Android pode ser personalizada à vontade. Ícones podem ser excluídos, movidos ou agrupados em pastas, e widgets com informações úteis (como seu calendário ou a previsão do tempo) podem ser colocados onde você quiser. Se não gostar de algum item, toque e segure o dedo sobre ele e arraste-o até a palavra Remover no topo da tela. Para criar um item, toque e segure o dedo sobre um espaço vazio na tela.

Você também pode tocar e segurar o dedo sobre um app na lista de apps e arrastar o ícone para a posição que quiser na tela Inicial. E para criar uma “pasta” com vários apps, arraste o ícone de um app sobre o de outro. Você pode colocar um app em múltiplas pastas, ou até mesmo em múltiplas telas.

7) Você pode esconder os apps pré-instalados

Muitos aparelhos vem com apps pré-instalados pelo fabricante ou operadora, e nem sempre eles são úteis. E na maioria das vezes é impossível desinstalar estes apps, já que eles são considerados “parte do sistema”.

Há uma seção na tela de configurações de todo Android onde você pode desativar os apps pré-instalados

Mas pelo menos você pode ocultá-los. Tecnicamente um app oculto continua instalado (e ocupando espaço) em seu aparelho, mas não irá aparecer na lista de apps. Basta seguir estas instruções.

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda