Documentário “Um sonho intenso” estreia no Arte Pajuçara com temporada promocional

Mais do que atual, o filme discute os rumos possíveis para a economia do país

Documentário “Um sonho intenso” estreia no Arte Pajuçara com temporada promocional

Diante da atual crise que afeta o Brasil, a política e a economia tornaram-se os assuntos mais discutidos do momento. Seja na imprensa, nas redes sociais ou nas conversas domésticas, a discussão costuma alimentar opiniões apaixonadas, porém nem sempre substanciais.

Um debate profundo a partir de uma perspectiva histórica. É o que propõe o documentário “Um sonho intenso”, do cineasta José Mariani, que estreia esta quinta-feira (28) em Maceió, no Centro Cultural Arte Pajuçara.

Depois de bem recebido pelo público e pela imprensa no Festival É Tudo Verdade de 2014, o longa foi exibido no ano passado em algumas universidades, seguido de debates com professores e alunos, em congressos acadêmicos e em encontros promovidos por centros de estudos e de cultura.

Agora, “Um Sonho Intenso” entra em cartaz nas principais capitais brasileiras. Em seu lançamento alagoano, o documentário ganhou um estratégia promocional. A sessão especial de estreia, às 20h30 da quinta-feira, será aberta ao público e contará com um debate após a sessão. Participarão do debate o professor da Ufal e doutor e economia pela Unicamp, Cid Olival, a coordenadora do curso de Economia da Ufal, Ana Rita Milani, e o historiador Golbery Lessa. Após a estreia, “Um Sonho Intenso” segue em cartaz com sessões diárias sempre às 20h30. Como parte da promoção de lançamento,  os 20 primeiros espectadores que chegarem a sessão não pagarão  o ingresso. Basta retirar o convite na bilheteria.

TRUNFO

O grande trunfo de “Um sonho intenso” é sua forma ágil, clara e prazerosa de abordar um tema  a princípio denso e complexo: a história social e econômica do Brasil dos anos 30 aos dias de hoje.

Mariani venceu este desafio de forma surpreendente, construindo uma narrativa que alterna análises, depoimentos e trechos de filmes e reportagens históricas, em um ritmo vivo e por vezes emocionante.

Uma elite de pensadores se reveza na tela e se incumbe de tecer o fio condutor do documentário, esquadrinhando o processo de construção do Brasil moderno. Entre eles os economistas Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, Lena Lavinas, os sociólogos Francisco de Oliveira e Adalberto Cardoso, o historiador José Murilo de Carvalho.

E nos surpreendem com novas visões sobre Getúlio Vargas— que deixa de ser analisado somente pelo viés já gasto de ditador, para ser ressaltado também como o construtor do Estado moderno brasileiro; Juscelino Kubitchek igualmente é visto para além de seu lado visionário, como um político que prossegue a construção do projeto de modernidade do país.

O período ditatorial pós – 64 é  revelado em toda sua ambiguidade e os anos que o sucederam em tentativas vãs de estabilizar o país. Finalmente uma análise do período de governo Lula deixa nítido não só seus pontos positivos, mas também suas falhas e perigos.

Neste sentido o documentário “Um sonho intenso” termina com um alerta do economista da Unicamp, João Manuel Cardoso de Melo: “Queremos virar uma caricatura dos Estados Unidos? Um individualismo de massas? Ou queremos construir uma sociedade fundada em valores humanistas?”.

“Um sonho intenso” é um filme mais do que atual neste momento político e econômico conturbado do Brasil, em que novas ideias e visões serão sempre bem vindas.

 

SERVIÇO:

O que: Estreia do documentário “Um Sonho Intenso”, de José Mariani

 Onde e quando: Quinta-feira (28), às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara (Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara)

Aberto ao público (Para as demais sessões do filme, que segue em cartaz até o dia 03 de junho, sempre às 20h30, os 20 primeiros espectadores devem retirar convites na bilheteria do cinema)

Mais informações: www.umsonhointenso.com.ber e 82-9904-7770.

 CONFIRA O TRAILER:

https://www.youtube.com/watch?v=uA2jPz02Aaw

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda