Donos do Mega Filmes HD são soltos pela Polícia Federal, afirma advogado

Soltura do casal de Cerquilho (SP) foi em São Paulo a 00h07 de sábado. Eles são suspeitos de crimes de pirataria e associação criminosa, diz PF.

Donos do Mega Filmes HD são soltos pela Polícia Federal, afirma advogado

O casal dono do site Mega Filmes HD, Marcos Cardoso e Thalita Cardoso, presos por suspeita de crimes de violação de direito autoral (pirataria) e associação criminosa, foi solto na madrugada deste sábado (28), segundo o advogado da dupla, Thiago Bellucci. Ele disse ainda que os dois saíram a 00h07 da Polícia Federal (PF) de São Paulo (SP), onde estavam detidos temporariamente desde 18 de novembro. Os moradores de Cerquilho (SP) responderão o processo em liberdade.

A defesa disse que havia um pedido de prisão preventiva já representado pelo delegado do caso, mas que eles deram novo depoimento à PF na tarde de sexta-feira (27). A soltura foi determinada pela delegada Érika Coppini, chefe da PF de Sorocaba (SP), segundo Bellucci. “Eles estão bem e já na cidade”, disse o advogado no sábado por telefone ao G1.

A reportagem tentou contato com a PF neste sábado, mas não conseguiu contato até as 12h. O delegado da Polícia Federal em Sorocaba, Valdemar Latance Neto, disse na quarta-feira (25) que não se manifestará sobre o caso em andamento.

Depois da operação em 18 de novembro, o advogado tentou, no dia 19, a revogação da prisão na 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba. O pedido foi negado e em 20 de novembro tentou a soltura por meio de habeas corpus no Tribunal Regional Federal (TRF), pedido negado também no mesmo dia. No dia 23, após a renovação da prisão temporária até este sábado, Bellucci entrou com um novo pedido de habeas corpus, que também tinha sido rejeitado.

Carro 'tunado' e internet
A estimativa é de que o casal recebia R$ 70 mil por mês com as 60 milhões de visualizações do site, diz a Polícia Federal em Sorocaba. Deste número, 85% eram de brasileiros e 15% de países como Portugal e Japão. Em apenas uma rede social, o portal tinha mais de 4,5 milhões de seguidores. A renda obtida pelos suspeitos, estimada em R$ 70 mil, vinha por cobrança de publicidade exibida no site.

O casal era conhecido em Cerquilho pelo carro “tunado”, um Volkswagen Jetta, e por ostentar a paixão pelos veículos em redes sociais. O dono de uma loja automotiva que não quer se identificar contou ao G1 que bastava ouvir o ronco do motor para reconhecer o motorista. A dupla comemorou em rede social a compra de um BMW, conforme antecipou o blog do Matheus Leitão no G1.

Pelo Facebook, os suspeitos postavam fotos de encontros automotivos que participaram e também “ostentam” chamando o veículo de “Jettão”. Na rede social, Marcos ainda mostra ser fã de carros postando, em 12 de novembro, fotos de uma manutenção de outro veículo, um Fiat 147. “Breve a Cereja vai queimar pneu. Vem ne mim 147 (sic.)”, disse Marcos na publicação. Este foi o último post dele, seis dias antes de ser preso.

Entenda o caso
O site, controlado pela dupla e os outros suspeitos, oferecia um acervo com cerca de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows. No portal, conforme a PF, os envolvidos faziam transmissão de programas antes mesmo das estreias oficiais. Milhares de internautas se manifestaram em redes sociais contra o fechamento do site de pirataria Mega Filmes HD, após operação da Polícia Federal.

O advogado disse que o casal admitiu que fazia o mesmo negócio no Japão, onde morou por nove anos, e que não sabia que o caso era tão grave. A dupla responde pelos crimes de violação de direito autoral (pirataria) e associação criminosa.

Casal que administrava o portal Mega Filmes HD foi preso em Cerquilho (Foto: Reprodução/Megafilmeshd.net)

 


Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda