É FAKE que Defesa Civil fez alerta de chuva ácida em SP por causa de queimadas na Amazônia

Mensagem circula em redes sociais após 'dia virar noite' em São Paulo.

G1

É FAKE que Defesa Civil fez alerta de chuva ácida em SP por causa de queimadas na Amazônia

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que a Defesa Civil divulgou um alerta de chuva ácida em São Paulo devido ao grande número de queimadas na Amazônia. A mensagem é #FAKE.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo diz que todos os seus alertas são divulgados em sua página na internet. Não há entre eles nenhum alerta de chuva ácida no dia 19. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também confirma não ter emitido nenhum alerta de chuva ácida em São Paulo.

O professor Artur de Jesus Motheo, do Instituto de Química da USP em São Carlos, diz que o fenômeno, além de tudo, é comum em grandes cidades. Ele explica que a chuva ácida é composta por óxido de enxofre e óxido de nitrogênio. “É isso que dá a precipitação ácida. Mas isso é uma acidez que é normal”, diz.

Ele argumenta que o assunto mexe com a imaginação das pessoas. “Agora, [tem gente que pensa] ‘ai, vai cair o mundo, vai cair um litro de ácido na minha cabeça’. Isso é idiotice. O pessoal exagera.”

Motheo deixa claro que existe acidez em grandes capitais. “Isso acontece em Lisboa, acontece em Madri, acontece em Paris. Onde há muita poluição, tem, evidentemente. E São Paulo é bastante poluída por conta do excesso de veículos.”

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda