Encontro debate plano cultural na região Norte

Gestores participaram de evento em Porto Calvo

Encontro debate plano cultural na região Norte

Apoio e orientação para o desenvolvimento e fomento da Cultura. Esse foi o ponto alto do Encontro Alagoano dos Gestores de Cultura da Região Norte, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em Porto Calvo. O evento é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).

“O encontro propõe o planejamento da promoção cultural de forma organizada e integrada. Trabalharemos somando forças, entrelaçando projetos, com seriedade, firmeza e compromisso, com a consciência de que a cultura é inerente a todas as áreas da nossa sociedade. Estamos trabalhando em projetos de incentivo e salvaguarda às nossas tradições”, declarou a secretária Mellina Freitas.

O 1º Encontro Regional debateu diretrizes e a formulação de Plano de Parceria, visando a integração dos projetos e entidades culturais. Também foram apresentados os Sistemas de Cultura e de Bibliotecas.

“O evento é uma iniciativa louvável da Secult. Essa é a primeira vez que temos um momento tão aberto com um secretário de Estado. Essa troca de experiência é importante para o desenvolvimento de novos projetos culturais”, disse Ginaldo Silva, gestor da pasta em São Luis do Quitunde.

A secretária municipal portocalvense, Cléa Mascarenhas, reforçou a importância do encontro. “Foi uma oportunidade de discutirmos as necessidades e demandas de cada município e elaborar um plano de ação conjunta para o desenvolvimento da cultura por região “, falou a secretária do município sede do evento.

Os gestores discutiram a estruturação de planos no âmbito cultural, políticas públicas voltadas para o segmento e estabelecimento de metas para a região. Na ocasião, a secretária Mellina Freitas destacou os programas Alagoas é Cultura no Interior (Pacin), que propõe a ações para interiorização cultural; e o Fomento e Incentivo à Cultura em Alagoas (Fica), com o lançamento de editais para a democratização no acesso a recursos e investimentos.

“Conhecer, mapear, identificar e dialogar, são passos fundamentais para o trabalho de fomento da nossa Cultura. Resgatar a auto-estima e os valores das nossas tradições”, disse a titular da pasta.

Ao final do encontro, os gestores elaboraram relatórios para unificação dos calendários e o mapeamento das potencialidades culturais. “A região Norte possui cidades centenárias que contribuíram para a construção da nossa história e que são berços da nossa cultura. O alinhamento das ações irá promover o fortalecimento das manifestações culturais da região”, concluiu Mellina Freitas.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda