Entenda os riscos do uso inadequado de 'shakes' para emagrecer

De acordo com a nutricionista Daniela de Almeida, o consumo da bebida deve ser moderado e não pode substituir refeições

Entenda os riscos do uso inadequado de 'shakes' para emagrecer

Tem muita gente por aí que anda substituindo a refeição por um copão de shake e acredita que conseguiu economizar calorias e suprir todas as necessidades nutricionais de que seu corpo precisa para manter-se saudável.

O Virgula Lifestyle conversou com a nutricionista funcional e esportiva Daniela de Almeida para saber, afinal, quais são os riscos do uso inadequado de 'shakes' e de que maneira ele deve ser tomado.

Segundo Daniela, os shakes industrializados não possuem as quantidades adequadas de nutrientes, normalmente possuem uma quantidade baixa de gorduras e fibras e só devem ser utilizados com a indicação de um nutricionista, que poderá acrescentar os nutrientes que faltam para não haver carências nutricionais.

“Eles podem substituir apenas uma pequena refeição ao dia, como o café da manhã ou lanche. Já os shakes caseiros podem ser utilizados para substituição de almoço ou jantar apenas por um curto período de tempo, sob supervisão de nutricionista, que adequará os nutrientes de forma individual, para que o individuo emagreça de forma saudável”, afirma.

Riscos

O individuo pode ter carências nutricionais , principalmente de gorduras,  fibras, vitaminas e minerais. A nutricionista explica que este tipo de suplemento não promove a perda de gordura, e sim de músculos e água, comprometendo a saúde de quem os consome: “sem energia os músculos vão se desgastando e perdemos massa muscular e não gordura. O problema disso é que sem os músculos ficamos sem força para executar nossas atividades em especial, as esportivas”, diz.

Recomendações

De acordo com a nutricionista, a melhor forma de se tomar um shake é substituindo uma pequena refeição e sempre com orientação de nutricionista, que poderá acrescentar os nutrientes que faltam para uma adequação nutricional. O ideal é que se consiga emagrecer e manter o peso perdido através de uma Reeducação Alimentar, utilizando-se,  nesses pequenos lanches, alimentos  como: frutas, iogurtes, carboidratos como a quinua e o amaranto e  sementes, como chia e gergelim.

Daniela lembra ainda que o shake para emagrecer é diferente daqueles para ganho de massa muscular, já que é utilizado como uma forma de se suplementar a quantidade de proteínas e carboidratos para este fim, quando não se consegue fazer através da alimentação e devem ser calculados de forma individual, de acordo com o peso, tipo e intensidade da atividade física praticada.

Segundo a nutricionista, as versões caseiras dos shakes são mais saudáveis, porém, mesmo assim eles não devem substituir refeições, mas atuar como complemento.

SHAKE AUXILIAR NO EMAGRECIMENTO PARA UTILIZAR NO LANCHE À TARDE

Ingredientes:

Suco de 1 laranja com o bagaço

1 kiwi sem casca

1 colher de sopa de beterraba ralada

1 copo d’água gelada

1 colher de sopa de quinua em flocos

1 colher de chá de farinha de côco

1 scoop de whey protein isolado sem sabor

1 castanha do Brasil

Bata os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir. Se preferir, faça a polpa de kiwi antes e coe.

“Este shake pode ser utilizado como auxiliar no emagrecimento, pois possui alimentos sacietógenos e desintoxicantes, ricos em vitaminas e minerais e com ótima quantidade de proteína de alto valor biológico. Pode ser usado como substituto de algumas refeições, desde que seja orientado por nutricionista, a fim de se evitar carências nutricionais”, finaliza.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda