Entenda por que algumas pessoas têm mau hálito

Distúrbio pode estar relacionado com outras doenças e prejudicar o convívio social de crianças e adultos

Entenda por que algumas pessoas têm mau hálito

A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é um problema comum que afeta crianças e adultos. Cerca de 30% dos brasileiros sofrem de halitose. Com frequência, devido ao constrangimento que o distúrbio causa, acaba sendo pouco discutido. Isso acontece também porque normalmente quem sofre de mau hálito não percebe.

Mais de 90% dos casos de halitose têm origem bucal. De acordo com pesquisas efetuadas pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA), concluiu-se que é um mito que mau hálito teria origem no estômago. Segundo a pesquisa, isso raramente acontece.

Constatou-se ainda que este engano persiste entre muitos profissionais da área de saúde. A polêmica existe porque associou-se estômago vazio com halitose. É verdade, mas trata-se de um fenômeno passageiro.

A odontopediatra Roberta Leal, do Hapvida Saúde, esclarece que quando se permanece mais de quatro horas sem se alimentar, o corpo sofre com hipoglicemia. Ou seja, existe uma diminuição na quantidade de açúcar para o organismo queimar. Desta forma, o organismo passa a consumir o ácido graxo (gordura), que está presente na corrente sanguínea.

O problema é que ele possui um odor fétido e é volátil. Quando o indivíduo expira e acontece a troca de gases no pulmão – oxigênio e gás carbônico –, o cheiro ruim do ácido graxo é eliminado.

“É justamente por isso que a maioria das pessoas tem halitose pela manhã. Mas basta se alimentar e o mau cheiro desaparece”, tranquiliza.

Segundo Roberta Leal, alguns alimentos podem surtir efeito no combate ao mau hálito. Mascar cravos, gengibre e comer bala com sabor de menta ajudam a melhorar a situação. Em contrapartida, alimentos que contenham açúcar podem desencadear outros problemas bucais, como a cárie.

Outros artifício bastante utilizado é o famoso enxaguante bucal, que melhora o aspecto, apesar do efeito momentâneo. A profissional salienta que o utilizo constante desse recurso não é solução para o problema.

 

 

Halitose em crianças


Crianças com mau hálito sofrem o mesmo tipo de privação social que os adultos. Por isso, é muito importante que os pais fiquem atentos.
No que se refere a parte odontológica, Roberta associa as causas mais comuns de halitose em crianças à higiene bucal inadequada, presença de cáries, tártaro e abscessos dentários.
Outro fator a ser considerado é o uso de aparelho ortodôntico que causa uma maior descamação de células da mucosa, além de favorecer o acúmulo de alimentos e dificultar a escovação.
Para as crianças que respiram pela boca ou se hidratam pouco, a diminuição do fluxo salivar (boca seca) também aumenta a chance de aparecer o odor desagradável.
Se a criança for pequena e tiver o costume de colocar objetos no nariz, um corpo estranho também pode ser causador do mau hálito.

 

Possíveis causas

As principais causas do mau hálito de origem bucal são a saburra lingual e as doenças da gengiva (gengivite e periodontite).

É importante conscientizar que o mau hálito persistente não é uma doença, mas talvez seja um indicativo de que algo não vai bem no organismo. 

“Pode indicar uma inflamação ou ser sintoma de uma doença mais grave, como o câncer, cirrose, gastrite e refluxo e diabetes”, alerta a profissional.

O estresse também pode causar a halitose por facilitar a hipoglicemia, pois acelera o metabolismo, fazendo com que as reservas de energia do organismo sejam consumidas mais rapidamente. 

Roberta explica que muitas vezes a halitose pode ser uma consequência de inflamações nas vias respiratórias como sinusite, rinite, amigdalites e o aumento dos adenoides. 

O refluxo gastresofágico e o diabetes também podem estar relacionados às alterações do hálito.

“Como o mau hálito pode ter muitas causas, é muito importante a visita ao dentista. Através dele é possível determinar a origem do problema, realizando um exame específico para que possa ser prescrito o tratamento adequado”, considera.

 

Prevenção

Algumas atitudes simples podem prevenir a halitose; escovar os dentes e a língua três vezes ao dia, fazer uso de fio dental e procurar o dentista duas vezes ao ano.

A especialista ressalta ainda a importância em manter uma dieta equilibrada com refeições a cada três horas, mastigar bem os alimentos e beber bastante água todos os dias.

O fumo e a bebida alcoólica também podem ser precipitadores do mau hálito 

“Além dos cuidados citados, é importante observar se tem algum tipo de sangramento na gengiva ou problema no estômago”, finaliza.

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda