Espetáculo “Um Príncipe Chamado Exupéry” entrará em cartaz em Alagoas

A peça teatral mostra as aventuras do escritor e aviador francês Antoine de Saint -Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”

Espetáculo “Um Príncipe Chamado Exupéry” entrará em cartaz em Alagoas

Um jovem aviador e corajoso. Falamos de Exupéry, que junto aos amigos, são os “Cavaleiros do Céu”. Em um avião, eles enfrentam o mar, a terra, o ar, a noite, desertos, tempestades. Tudo isso em nome de uma missão: transportar o correio aéreo entre os anos de 1926 e 1944.

O curioso é que o espetáculo de animação é inspirado na própria vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, o autor de “O Pequeno Príncipe”. Antes dele se tornar conhecido no mundo inteiro pela obra, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale.

Na época, os aviões tinham estruturas mais frágeis e mesmo assim, ele percorreu boa parte do planeta para entregar correspondências e encomendas entre Europa, África e América do Sul. No Brasil, fazia escalas na praia de Campeche, em Florianópolis, onde ficou conhecido como “Zéperri”.

O espetáculo é diferenciado das peças convencionais. Um grande hangar é montado no palco e o público é convidado para assistir de dentro da estrutura. E é aí que o avião “pousa” em Alagoas. As apresentações terão tradução simultânea em libras. A peça, que estreou em 2010, tem duração de 50 minutos e é dirigida pelo premiado Willian Sieverdt. No elenco, os atores Alex de Souza e Guilherme Peixoto.

O espetáculo estará em cartaz em Alagoas entre os dias 15 e 26 de agosto nas cidades de Maceió, Penedo e São Miguel dos Campos, em circulação teatral patrocinada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, Ministério da Cidadania e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Na capital alagoana, apresentações, workshop e intercâmbio ocorrerão de 15 a 17 de agosto, no Teatro Deodoro e Complexo Cultural Teatro Deodoro. A capacidade de cada sessão do espetáculo é para 60 pessoas. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da peça.

Workshop e Intercâmbio

No workshop será abordada a montagem do espetáculo, incluindo a minuciosa pesquisa sobre a vida e obra de Saint-Exupéry. A produção dos bonecos e da cenografia também será objeto de estudo. O workshop será para 100 pessoas, sendo que 50% das vagas serão destinadas a professores e estudantes de escolas públicas. O evento também terá tradução simultânea em libras.

Já o intercâmbio ocorrerá entre a Cia. Mútua e companhias teatrais locais. As entradas para os dois eventos também são gratuitas, sendo que para o workshop os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Cia Mútua

A companhia de teatro foi fundada na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, em 1993. No seu repertório de espetáculos, além de “Um Príncipe Chamado Exupéry”, há também peças como “A Caixa” e “Contestados”. A Cia Mútua já recebeu prêmios nacionais e internacionais, se apresentou em 18 estados brasileiros e esteve na Espanha, França, Chile e Argentina.

Programa Petrobras Distribuidora de Cultura
Trata-se de uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria com o Ministério da Cultura. No último edital, foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes das cinco regiões do país, com apresentações em todos os estados. Além disso, tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e da Lei de Incentivo Federal.

Serviço: 
Maceió/AL
Apresentações Teatro Deodoro
15/08 (quinta-feira) – 19h00
16/08 (sexta-feira) – 9h00/19h00/20h30
Workshop no Teatro Deodoro
16/08 (sexta-feira) – 10h30
Intercâmbio no Centro Cultural Teatro Deodoro
17/08(sábado) -15h00

Penedo/AL
Apresentações no Penedo Tênis Club
20/08 (terça-feira) – 20h00
21/08 (quarta-feira) – 9h00/20h00
Workshop no Penedo Tênis Club
21/08 (quarta-feira) – 10h30
Intercâmbio no Círculo Operário de Penedo
22/08 (quinta-feira) – 19h00

São Miguel dos Campos/AL
Apresentações na Escola Municipal Mario Soares Palmeira
24/08 (sábado) – 20h00
25/08 (domingo) – 18h00
Workshop na Escola Municipal Mario Soares Palmeira
25/08 (domingo) – 19h30
Intercâmbio na Casa da Cultura
26/08 (segunda-feira) – 19h00

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda