Espetáculos Memória da Flor e Marginália são atrações desta quarta na programação da Semana Alagoana do Teatro

Oficina para atores continua até sexta-feira

Assessoria de Comunicação / Hannah Copertino

Espetáculos Memória da Flor e Marginália são atrações desta quarta na programação da Semana Alagoana do Teatro

A programação da Semana Alagoana do Teatro, evento promovido pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) para celebrar o Dia Alagoano do Teatro (14 de maio), chega ao seu terceiro dia, nesta quarta-feira (15/05), com a apresentação de dois espetáculos e a Oficina para Atores. O objetivo é homenagear Linda Mascarenhas por sua grande contribuição com as artes cênicas do estado e valorizar a produção local.

Ministrada pelos atores Rosana Stavis e Marcos Damaceno, a Oficina O desenho da fala ou a musicalidade da palavra falada, chega ao seu segundo dia, a partir das 14h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, com o intuito de destacar o poder do ator e da atriz em prender e seduzir o público através da fala, desenvolvendo técnicas do teatro contemporâneo, trabalhadas pela premiada Companhia Stavis-Damaceno.

Segundo Marcos Damaceno, o objetivo é resgatar a tradição que estava sendo perdida do poder do ator em seduzir o espectador com a fala e formar cada vez mais atores com domínio da arte e compreensão do ser humano. “Para nós, é uma alegria voltar para Maceió, já estivemos na cidade apresentando espetáculos e agora voltamos com a oficina”, acrescentou o Damaceno.

Às 19h, entra em cartaz o espetáculo A Memória da Flor, do Grupo Teatro da Poesia, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, com entrada gratuita. Com direção de Jadir Pereira, a peça traz no elenco Jamerson Soares e Louryne Simões.

Inspirado pela canção homônima do compositor alagoano Júnior Almeida em parceria com o poeta alagoano José Paulo da Silva, o espetáculo retrata o relacionamento tumultuado de um casal através das cartas trocadas por eles. Elas funcionam como a cápsula do tempo que narra essa história. Tom (Jamerson Soares), um andarilho que se perdeu nos trilhos de seus próprios traumas, e Flora (Louryne Simões), uma cantora que decidiu não cantar mais, sufocando seus sonhos no silêncio de sua voz. Eles vivem uma relação de amor profundo, mas cheia de tensão e problemas devido à interferência de seus conflitos internos. A partir de memórias contadas sobre corpos em estado de poesia o espetáculo descreve de que forma tudo começou.

“Participar da programação do Dia Alagoano do Teatro é celebrar a vida e a arte daqueles que vieram antes e que abriram veredas para que novos artistas, como os da Cia Teatro da Poesia, possam estar no palco, hoje. E nada melhor do que oferecer ao público alagoano, nesta data, a possibilidade de conhecer melhor o nosso teatro, tão rico em manifestações plurais. Nós do Teatro da Poesia agradecemos a Diteal pelo convite, ao mesmo tempo em que estendemos o convite para que o público alagoano venha festejar conosco o Dia Alagoano do Teatro”, acrescentou o diretor de A Memória da Flor, Jadir Pereira.

Às 20h30, volta ao palco do Teatro Deodoro o espetáculo Marginália, da turma de conclusão do curso de Dança, da Escola Técnica de Artes (ETA), da Ufal. Com direção do professor, Thiago Sampaio, Marginália conta a história de um grupo de pessoas que se depara com vários questionamentos: O que construíram até aqui? O que farão a seguir? Como continuar? O que levar e o que deixar? Eles precisam olhar para si mesmos e se reconhecer enquanto um coletivo, mas sem ignorar as particularidades de cada um. Neste contexto, passeiam por suas contradições, preconceitos, desafios e esperanças, buscando um novo sentido para caminhada. O espetáculo propõe um diálogo entre o universo do movimento Tropicalista e as danças de tradição brasileira para tratar dos rumos que a sociedade contemporânea tem apontado para seu futuro.

Para o professor Thiago Sampaio, a parceria entre a Diteal e a Ufal é importante para inserir os alunos no circuito artístico-cultural alagoano. “Nós da ETA ficamos felizes pela Diteal compreender essa produção como pertinente para compor a programação da Semana Alagoana do Teatro, agradecemos a parceria e esperamos que dure ao longo dos anos e nos dispomos para o que for preciso”, concluiu Thiago Sampaio.

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral
Tem, Tem, Tem Abril Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral

Agenda