Exercícios de alta intensidade viram febre nas academias

Bike indoor, step, jump e funcional prometem resultados rápidos para o Verão

Exercícios de alta intensidade viram febre nas academias

A receita para conquistar o desejado “corpo de verão” é uma só, manter um ritmo de treino aliado a uma dieta balanceada durante o ano inteiro. Porém, muitas pessoas se descuidam da saúde e querem o corpo dos sonhos da noite para o dia. Na correria para recuperar o tempo perdido, os treinos de alta intensidade se tornaram uma alternativa saudável para entrar na linha, mesmo de última hora.

Exercícios como bike indoor, step e jump fazem sucesso nas academias por conta dos bons resultados que os praticantes conseguem em curto prazo. São em média 600kcal eliminadas em apenas uma hora de treino em cada uma dessas modalidades, o que pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do praticante.

Além da grande perda de calorias, os exercícios de alta intensidade são responsáveis por fortalecer pernas, glúteos, abdome e região lombar, reduzir medidas, melhorar a resistência cardiovascular e a frequência cardíaca, além de contribuir para o alívio do estresse.

Os professores Hander Siqueira e Célio Silva, que comandam aulas de bike indoor e step na academia Personalle Fitness, na Ponta Verde, destacam a importância do acompanhamento de um profissional de educação física para a realização de exercícios de alta intensidade. “Estar acompanhado de um profissional garante os resultados esperados sem o risco de lesões”, destacou Hander.

Circuito Funcional

O treino em circuito, mais conhecido como “funcional”, também é bastante procurado por aqueles que não gostam de fazer exercícios rotineiros, como corrida e caminhada, e fogem dos aeróbicos de dança. Seus benefícios, assim como os de bike indoor, step e jump são observados em curto prazo, principalmente para quem deseja perder peso.

O funcional é um treinamento que tem como base melhorar a força funcional do corpo humano, mas não se restringe a apenas um músculo ou grupo muscular. Ele melhora a relação coordenada de trabalho entre os sistemas nervoso e muscular.

É importante destacar que o treinamento em circuito funcional, assim como qualquer exercício, é bastante benéfico quando realizado de forma correta e sem demasiada frequência. O professor Lucas Matteoni, que dá aulas de circuito funcional na Personalle Fitness, alerta para o risco de lesões decorrentes do chamado over training, ou excesso de treino, que excede as capacidades fisiológicas do praticante.

Entender a função dos treinos de alta intensidade como um aliado a saúde, sem sobrecarregar o corpo é essencial para garantir bons resultados em curto espaço de tempo. O acompanhamento de profissionais qualificados e uma estrutura de ponta são importantes para garantir o bem-estar e o corpo desejado em qualquer estação do ano.

Publicidade

HVT Card
HVT Card

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

HVT Card