Exposição OMINIRA é atração no Mupa até 20 de dezembro

Imagens abordam de forma diversa a temática da negritude

Secult Alagoas

Exposição OMINIRA é atração no Mupa até 20 de dezembro Mostra é um conjunto de imagens de 14 fotógrafos sobre a temática da comunidade negra

Reunindo 22 fotos que se reportam à cultura, à religiosidade, à beleza e ao sofrimento de homens e mulheres herdeiros dos povos africanos, trazidos ao Brasil sob o julgo da escravidão, a Mostra OMINIRA é a nova atração do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

Um total de 14 fotógrafos, membros do coletivo Fragma, reuniram imagens que abordam, de forma diversa, a temática da negritude, na exposição OMINIRA, que em Iorubá significa liberdade. A mostra busca sugerir aos seus observadores uma reflexão sobre a imperiosa necessidade de inserção, com dignidade, da comunidade negra na sociedade brasileira, como uma reparação à dívida histórica pela escravidão de um povo outrora livre.

Segundo Tayná Almeida, uma das expositoras, nas imagens de OMINIRA ouve-se gritos por liberdade, num segundo e real fim da escravidão no Brasil, onde se flagra o racismo estrutural todos os dias.

A exposição segue em cartaz no MUPA até o dia 20 dezembro, com visitação de segunda á sexta-feira, das 8h ás 16h.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Cinemas