Exposição que faz “viagem tecnológica” pela natureza chega ao Parque Shopping neste sábado (9)

Com óculos de realidade virtual e cinema sensorial 4D, público terá oportunidade de sentir a temperatura, vento, chuva e até o cheiro de ecossistemas brasileiros

Exposição que faz “viagem tecnológica” pela natureza chega ao Parque Shopping neste sábado (9)

Que tal fazer uma visita virtual a uma reserva de Mata Atlântica e ficar de frente para uma queda d’água com mais de 100 metros de altura? Ou “viajar” pelos mais diferentes cenários de natureza do país recebendo estímulos como frio, calor, vento, chuva e até seus aromas? A partir deste sábado (9) e pelos próximos 15 dias, estas são algumas das experiências que estarão gratuitamente à disposição do público alagoano na praça de eventos do Parque Shopping.

Com óculos de realidade virtual, um cinema sensorial 4D e jogos em plataformas ‘kinect’ e ‘motion by hands’, a exposição tecnológica e interativa Conexão Estação Natureza chega pela primeira vez a Maceió, depois de passar por onze cidades brasileiras e já ter atraído um público de mais de 3,7 milhões de pessoas. Iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o projeto tem o objetivo de promover o conhecimento dos ambientes naturais brasileiros, aproximando a natureza do dia a dia das pessoas.

“Estamos muito felizes por receber mais esta grande atração”, afirma Mayara Diniz, gerente de marketing do Parque Shopping. “A exposição proporciona uma experiência inesquecível de integração com a natureza e de conscientização ambiental que, certamente, emocionará tanto as crianças quanto para os adultos.”

Confira as atividades que fazem parte da Conexão Estação Natureza:

 

Cinema sensorial 4D

No cinema, que conta com seis telas dispostas em 360º, os visitantes assistem a um vídeo sobre a natureza brasileira, recebendo estímulos sensoriais, como vento, chuva, aromas e variação de temperatura.

 

Óculos de realidade virtual

Os óculos rift  permitem uma visita virtual em 3D à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada no litoral do Paraná, distante cerca de três mil quilômetros da capital alagoana.

 

Jogos interativos

Um deles usa como plataforma o ‘kinect’, a partir da qual se pode jogar, sem o uso de controles, um game sobre ‘serviços ambientais’ prestados pela natureza, como água, alimentos e oxigênio, entre outros. Em outro game, a tecnologia utilizada é a ‘motion by hands’, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases sobre as mudanças climáticas.

 

Enciclopédia virtual

Por meio de telas touch,  os visitantes poderão interagir com uma espécie de enciclopédia virtual das regiões naturais brasileiras, como a Caatinga e a Mata Atlântica, onde são apresentadas informações sobre fauna, flora, além de aspectos culturais dos habitantes.

 

Pedalada Ecológica

Para conscientizar os visitantes sobre a questão climática e o uso de combustíveis fósseis, a exposição disponibiliza três bicicletas ”inteligentes”. Ao serem pedaladas, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) durante a pedalada, além da quantidade de Gases de Efeito Estufa que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados.

 

Atendimento às escolas

A Conexão Estação Natureza mantém visitas guiadas especialmente para as escolas da região interessadas em levar seus alunos a conhecer a exposição. As visitas acontecem nos períodos da manhã e da tarde. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Parque Shopping (82) 3021-7574.

 

SERVIÇO

Conexão Estação Natureza

Data: de 09 a 23 de abril

Local: Parque Shopping Maceió

Endereço: Av. Comendador Gustavo Paiva, 5.945 – Cruz das Almas, Maceió (AL)

Horários: Durante o funcionamento do shopping

Classificação: Livre

Entrada gratuita.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade