Férias planejadas para a criançada são garantia de muita diversão

Tempo e variadas atividades afugentam ócio ou tédio dentro de casa

Férias planejadas para a criançada são garantia de muita diversão

As férias estão aí e as crianças…em casa. Nada de pânico, há formas de você otimizar o tempo extra que elas ganham nesse período. Afinal, nem todos conseguem o recesso junto à criançada e, ainda, viagens não estão cabendo no orçamento de todas as famílias. O importante é sair da rotina. Mesmo os que moram em apartamentos têm de dar um jeitinho de fazer isso acontecer, com criatividade e disposição! 

Ainda que algumas coisas aconteçam fora do combinado, planejar os dias e atividades é uma dica para que nada fique sem ser realizado. Equilibrar diversão e descanso é uma tarefa dura de executar, mas não impossível.  A principal regra é: não permitir que os dias sejam de tédio e ócio pra eles, que, após meses de estudo e rotina escolar, desejam apenas se divertir e tirar uma folga das tarefinhas. 

Segundo a psicóloga Silvia Cerqueira, do Hapvida Saúde, férias representam uma oportunidade de convivência, comunicação e de criação do prazer. “A brincadeira é uma excelente forma de conhecer seu filho, estreitar vínculos no ambiente familiar. E se você está trabalhando nesse período em que os pequeninos estão livres, nada de se jogar no poço da culpa. O mais importante não é contabilizar o tempo, mas a qualidade do que está oferecendo à sua criança”, explica.

Dentro de casa, vale deixar a imaginação ir longe. Elabore brincadeiras educativas e fuja das convencionais; isso exigirá tempo e empenho dos meninos e meninas. Passeios ao ar livre e que envolvam os amiguinhos é uma dica para entreter ainda mais a molecada e estimular a interação social. 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda