Fits oferta curso de Medicina com Metodologia PBL

A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits conquistou a autorização do Ministério da Educação (MEC), para implantação do curso de Bacharelado em Medicina. A Portaria de autorização Nº 399/2014, foi publicada nesta terça-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU). Serão 100 vagas ofertadas anualmente e o curso será ofertado com a metodologia PBL.  A referência […]

Fits oferta curso de Medicina com Metodologia PBL

A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits conquistou a autorização do Ministério da Educação (MEC), para implantação do curso de Bacharelado em Medicina. A Portaria de autorização Nº 399/2014, foi publicada nesta terça-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU). Serão 100 vagas ofertadas anualmente e o curso será ofertado com a metodologia PBL.

 A referência hospitalar para o curso de Medicina será o Hospital do Açúcar, que será transformado em um “Hospital Escola”. A instituição também utilizará a estrutura do Hospital Sanatório, Hospital de Coruripe, Hospital Geral do Estado – HGE e toda rede de saúde pública do Estado de Alagoas.

 

Diferenciais

A Fits disponibilizará toda estrutura laboratorial que atende a todos os indicadores de qualidade do MEC. Para fomentar assim, o desenvolvimento de atividades práticas de excelência. Além de uma biblioteca com um acervo bibliográfico composto por diversos bancos de dados, que darão aos alunos e professores um acesso a todo o conhecimento cientifico produzidos no mundo na área da medicina. 

O quadro de docentes do curso de Medicina da Fits é altamente qualificado composto por Doutores e Mestre, com vasta experiência acadêmica e profissional na área da saúde. Sendo muitos deles egressos do corpo docente da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas –Uncisal. 

“As atividades acadêmicas do curso de medicina serão fundamentadas na metodologia ativa do PBL, oportunizando aos discentes a desenvolverem atividades teóricas e práticas, sempre contextualizadas. Outra possibilidade real é que os novos acadêmicos desenvolverão atividades nas unidades básicas de saúde desde o início do curso. Podendo assim vivenciar experiências e conhecer os diversos cenários da saúde do estado de Alagoas e da região nordeste. O Curso de Medicina da Fits tem como objetivo qualificar profissionais que contribuam com a qualidade da saúde dos alagoanos e dos demais brasileiros”, colocou a Coordenadora do Curso Nilza Martins Amaral.

 

Metodologia PBL


O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning – PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.

 

Como Funciona e para quem é voltada

A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado autodirigido, centrado no estudante. Grupos de até 12 estudantes se reúnem com um docente (tutor ou facilitador) duas ou três vezes por semana. O professor não “ensina” da maneira tradicional, mas facilita a discussão dos alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação. 

Uma sessão tutorial inicial trabalha os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto apresentado; os problemas são primeiramente identificados e listados, e em seguida são formulados os objetivos de aprendizado, com base em tópicos considerados úteis para o esclarecimento e a resolução do problema (sete passos). Na etapa seguinte os estudantes vão trabalhar independentemente, na busca de informações e na sua elaboração (estudo autodirigido) antes da próxima sessão tutorial, quando as informações trazidas por todos serão discutidas e integradas no contexto do caso-problema. 

A metodologia do PBL é considerada ideal para os estudantes que: Têm iniciativa para estudar por conta própria. Sentem-se à vontade formulando objetivos de aprendizado flexíveis mesmo que apresentem, por vezes, alguma ambiguidade. Aprendem melhor com leitura e discussão e consideram desejável que seu aprendizado seja sempre em um contexto clínico.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda