Frida Kahlo e um caleidoscópio de cores marcam desfile de Gustavo Boroni na Trend House

Mix de técnicas de fotografia, pintura e desenho estampam os tecidos acetinados da coleção-conceito Foto que veste corpo

Frida Kahlo e um caleidoscópio de cores marcam desfile de Gustavo Boroni na Trend House

O entardecer num cenário com vista privilegiada da cidade deu as boas vindas para as flores e a explosão de cores que invadiram a passarela para o desfile da marca Gustavo Boroni, que apresentou a coleção-conceito Foto que veste corpo, nesta quinta-feira (13), no último dia da semana de moda Alagoas Trend House, que aconteceu no Mirante Gourmet, no Farol.

 

Com vestido estampando a badalada praia de São Miguel dos Milagres, a cantora Elisa Lemos foi a primeira a desfilar no caramanchão do Mirante Gourmet – decorado com flores do campo – para logo subir no palco e apresentar charme e musicalidade, acompanhada do músico Toni Augusto. Juntos, eles embalaram o desfile com trilha sonora ao vivo e ao som de muita bossa, como Samba da Benção, canção de Vinicius de Moraes.

 

Junto com os versos de “É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”, Frida Kahlo surge como inspiração para as peças da micro-coleção “Pasión pór la vida”, que revelam dramaticidade em tons quentes, caverismo da estética new school em tattoowear, pinturas com tinta óleo e uma Frida  dos  trópicos  que surge em um jardim colorido – ideia materializada  com a fotogra?a em estúdio.

 

Em tecidos acetinados, os vestidos ganham a fluidez e valorizam o corpo. Já as camisetas aparecem em estampas florais e geométricas. O caleidoscópio de cores e formas de Boroni brinca ainda com a cartela em tons Mondrian Tropical que mistura amarelo, vermelho e azul. Também as flores marcam a latinidade em tons de laranja combinados com o vermelho. Mas é das artes plásticas que o designer apresenta a tendência Artsy.

 

“A estampa com tendência Artsy surgiu do resgate de telas pintadas por mim quando tinha 15 anos. Digitalizadas para o computador, as obras compõem o vestido, emoldurado pelo rosto da top model Jessica Ludwig”, revelou o designer, que assina o estilo, design têxtil, direção de arte e fotogra?a de sua coleção-conceito.

 

Gustavo Boroni – Talvez poucos saibam, mas não foi pela fotogra?a que Carlos Gustavo Maia Boroni dos Santos mergulhou no mundo das artes, e sim, pela pintura. Conservadas até hoje, as telas que datam de 1995 mostram um artista em processo de encontro até mesmo com a sua assinatura –  ele assinava  Carlos  Gustavo,  até  que adotou o nome pelo qual é pro?ssionalmente conhecido – e também revelam os primeiros indícios da presença das cores em seu trabalho.

 Desde 2007 atuando por trás das lentes da fotogra?a, o também publicitário Gustavo Boroni tem na identidade de suas imagens uma explosão de cores – fruto de referências como o cineasta espanhol Pedro Almodóvar e o fotógrafo estadunidense David LaChappelle. Já pelos caminhos do design têxtil, ele teoriza que essa prática desenvolve layouts por meio de variações das artes visuais (fotogra?a, pintura, desenho), incorporando-as à arte grá?ca. 

“A preocupação com artes visuais sempre foi uma constante em meus trabalhos e mergulhar em atividades como designer têxtil é compreender melhor sobre as possibilidades criativas de todo um processo”, conta  o  artista, que  agora  se revela  num  trabalho  democrático  que  se  traduz  em peças de vestuário, obras de arte e artigos de decoração. 

Trend House – A maior semana de moda do estado chegou a sua 8ª edição com o tema “O olhar do novo sobre o sempre”, reconhecendo o valor da visão jovem alagoana. A Alagoas Trend House aconteceu entre os dias 10 e 14 do novembro e os desfiles se concentram entre os dias 11 e 13, no Mirante Gourmet, situado à Rua Aristeu de Andrade, 256, no Farol.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda