Golpe no WhatsApp oferece desconto em passagens para enganar usuários

Um novo golpe está circulando no WhatsApp e confundindo muitos usuários do aplicativo de mensagens. Trata-se de uma suposta promoção de passagens aéreas a preços mais baixos, atribuída à Latam. A mensagem traz um link para um site com instruções de como ganhar um cupom de desconto em viagens. A ameaça foi identificada pelo especialista em segurança […]

Golpe no WhatsApp oferece desconto em passagens para enganar usuários

Um novo golpe está circulando no WhatsApp e confundindo muitos usuários do aplicativo de mensagens. Trata-se de uma suposta promoção de passagens aéreas a preços mais baixos, atribuída à Latam. A mensagem traz um link para um site com instruções de como ganhar um cupom de desconto em viagens.

A ameaça foi identificada pelo especialista em segurança da Kaspersky Lab, Fábio Assolini, que relaciona a recorrência desse tipo de golpe à popularidade do WhatsApp no Brasil. Neste ano, uma ameaça similar usou a rede de lanchonetes Burger King para enganar usuários do mensageiro.

A tática consiste em enviar uma mensagem com a promessa de concorrer a duas passagens aéreas da TAM. A promoção seria em comemoração ao aniversário de 50 anos da companhia. Vale ressaltar que a TAM adotou o nome Latam em maio de 2016, após a fusão com a marca LAN Airlines, e foi fundada em 1976 – tendo, portanto, 40 anos.

Ao acessar o endereço da suposta promoção, um site é aberto, informando que, para ganhar um cupom de desconto de R$ 600 em passagens, é preciso compartilhar o link com dez amigos ou três grupos no WhatsApp. Em seguida, o usuário deve retornar ao site para completar o cadastro com seus dados.

Após clicar em “continuar”, o usuário encontra instruções para instalar uma atualização que, na verdade, pode ser um aplicativo fraudulento. Em outros casos, ele é convidado a informar seu número de telefone e, assim, será cadastrado em serviços premium, que irão descontar um valor em sua conta/saldo.

A recomendação é que os usuários sejam cautelosos ao receber qualquer link pelo WhatsApp. O ideal é sempre checar o site oficial da empresa/marca que está oferecendo a promoção e não fornecer dados pessoais como telefone, endereço ou conta bancária.

Além disso, o uso de bons antivírus podem evitar ataques ao seu smartphone. 

Procurada pelo TechTudo, a Latam informou que a suposta promoção é falsa e reforçou que a empresa “só divulga suas campanhas, ofertas e promoções em seus canais oficiais”. Além disso, a companhia aérea respondeu que não utiliza mais o nome “TAM” em nenhuma comunicação oficial.

 

 

 

Publicidade

HVT Card

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

HVT Card