Governo promove Carnaval do Bicentenário em comemoração aos 200 anos de Emancipação de Alagoas

Estado promove prévias carnavalescas em reconhecimento às tradições culturais

Secretaria da Cultura

Governo promove Carnaval do Bicentenário em comemoração aos 200 anos de Emancipação de Alagoas

Grupos carnavalescos, Liga de Escolas de Samba e agremiações culturais alagoanas vão poder contar, mais uma vez, com o apoio do Governo do Estado para a realização das prévias de carnaval. O Carnaval do Bicentenário, promovido pelo governo, recebe este nome em comemoração aos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas.

Ao som de muito frevo e marchinhas carnavalescas, os foliões alagoanos poderão curtir o Jaraguá Folia, na noite da sexta-feira (17). Já no sábado (18), o Eterno Pinto desfila na Orla Marítima em homenagem à agremiação Pinto da Madrugada.

“O Governo de Alagoas não podia deixar de homenagear este tradicional bloco que é o Pinto da Madrugada, que não sairá na avenida este ano, por decisão da diretoria. Vamos promover uma grande festa nos mesmos moldes que a agremiação apresentava, levando orquestras de frevo e muita animação para a orla de Maceió”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

O tão aguardado Jaraguá Folia agrega vários grupos já conhecidos pela população, como o bloco Filhinhos da Mamãe e o tradicional No Escurinho é Mais Gostoso, que acontecem no dia 17 de fevereiro, a partir das 18h. A novidade para este ano é o retorno do bloco Filhos da Pauta, organizado por jornalistas alagoanos, que volta a desfilar nas ruas do boêmio bairro.

Já o Eterno Pinto, irá reunir milhares de foliões na orla da capital, no sábado (18), das 9h às 17h. A festa também contará com a animação de orquestras de frevo e dos blocos Amigos do Rei, Samba de Nêgo, Pecinhas de Maceió, Turma da Rolinha, Sururu na Lama, Adultos na Folia e Crianças na Folia.

As prévias da festa de momo mais esperada pelos foliões alagoanos já foram iniciadas pela Liga Carnavalesca de Maceió, desde o último dia 22 de janeiro. Ao todo, são 12 dias de festa e desfiles por toda Maceió. Para Mellina Freitas, o período movimenta diversos segmentos. “Ao longo dos anos, o Governo de Alagoas sempre acolheu as prévias carnavalescas bem como o desfile das escolas de samba que acontecem em Maceió. O Estado está assegurando os investimentos a estes grupos por meio de edital por entender que os festejos movimento diversos setores da economia local”, afirma a secretária.

Durante os dias de carnaval também serão realizados eventos festivos. No sábado (25), o bloco Filhinhos da Mamãe desfila na orla de Pajuçara. No domingo (26), o bloco Nêga Fulô anima a orla de Ponta Verde e, na terça-feira (28), blocos afros agitam a avenida marítima.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda