Gustavo Boroni resgata a cultura popular de Alagoas em sua nova coleção “FéFotoAmorRaizCor”

“Fé em Deus, foto que eterniza um sorriso, amor que embala um retrato, raiz que nutre o coração e cor para colorir um mundo melhor”. - Gustavo Boroni

Gustavo Boroni resgata a cultura popular de Alagoas em sua nova coleção “FéFotoAmorRaizCor”

É movido pela fé de que nossas heranças culturais devem ser exaltadas e assim fortalecidas para as próximas gerações, que o multiartista Gustavo Boroni propõe a sua nova coleção de estampas. Resultado de uma pesquisa de mais de quarto meses mergulhando no universo que une as expressões folclóricas de Alagoas – estado que reúne a maior diversidade de folguedos do Brasil – aos cultos e festas religiosas, a coleção é um caleidoscópio de cores e texturas, que misturam ícones como as alegorias do chapéu do Guerreiro do mestre Nivaldo Abdias Bomfim, as fitas das saias das Baianas da Massagueira e ainda outras inspirações com base no trabalho do folclorista Theotônio Vilela Brandão.

O fotógrafo que virou designer têxtil usa as lentes da câmera fotográfica como forma de eternizar momentos e informações e os transforma em estampas de moda, seja em modelos femininos e masculinos, ou em objetos de arte e decoração. “A foto nos dá o poder de eternizar um momento e a transformação dessa imagem em estampa faz com que este momento eternizado possa ser compartilhado e absorvido por muitas outras pessoas, de uma nova forma. É outro jeito de comunicar”, afirma Gustavo.

Mas a arte já se manifestava em Gustavo Boroni antes da descoberta da fotografia, talento pelo qual foi reconhecido profissionalmente. Seus dons artísticos já davam sinais desde sua adolescência, quando pintou seus primeiros quadros. Conservadas até hoje, as telas que datam de 1995 mostram um artista em processo de encontro até mesmo com a sua assinatura, na época ele assinava como Carlos Gustavo, e também revelam os primeiros indícios da presença das cores em seu trabalho.  

É inspirado numa dessas telas, pintada na adolescência, que Gustavo elege mais uma de suas estampas. Arraigado ao compromisso de dar visibilidade ao conteúdo histórico através de seu trabalho, retrata o antigo coqueiro Gogó da Ema, que por seu formato incomum era o símbolo do mar de Maceió na década de 1950 e atraía até turistas para vê-lo. 

Sem perder a conexão com os grandes ícones criativos mundiais e em busca de novas experiências, Boroni foi buscar em Piet Mondrian – pintor holandês conhecido por seus traços geométricos e a combinação de cores fortes e contrastantes, com espaços em branco -, a inspiração para sua cartela de cores, que trará uma fusão de tons monocromáticos, num diálogo entre o amarelo, azul e vermelho, uma referência à cartela clássica do ícone Mondrian.

Na simbiose entre a fotografia e o design têxtil, com novas tecnologias na criação de padronagens, nesta temporada o multiartista se dedica em retratar as belezas naturais e culturais de Alagoas. “A diversidade de celebrações folclóricas do estado reafirma a identidade cultural do alagoano, e a singularidade das tradições e expressões populares, um patrimônio único encontrado no paraíso das águas”, destaca o artista.

Para o verão 2016, o peculiar caleidoscópio de cores de Boroni traz como novidade maiôs, biquínis e sungas. Mas além do beachwear, na passarela irão surgir vestidos, bodies, kaftans, shorts e bolsas. Toda a coleção é concebida usando desenhos, pinturas e fotografias feitas por Boroni, as peças com sua assinatura são formadas por prints autorais e exclusivos que vão funcionar como vitrine de Alagoas. 

Gustavo Boroni apresenta sua coleção “FéFotoAmorRaizCor” na próxima quarta-feira (23), às 10h, no Cais do Porto, no bairro de Jaraguá em Maceió, dentro da programação da nona edição a Semana de Moda Alagoas Trend House.

 

FICHA TÉCNICA:

Direção criativa, design têxtil e fotografias: Gustavo Boroni

Assistente de Fotografia: Pedro Afonso

Stylist: Renata Pires

Assistente de produção: Dan Atanazio

Calçados: Kalina Moura

Acessórios: Gabriela Fantin

Trilha Sonora: Lucy Muritiba, Mestre Wilson (Orquestra de Tambores) e músicos.

Assessoria de imprensa: Essenz Comunicação

Beauty: Maison Ferry

Filmagens: Time Motions Films

 

Agradecimentos Especiais: Alberto Cabús (Fika Frio), James Silver, Josi Marx e Elzlane Santos.

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda