Hmar Realiza Primeiro Procedimento Com Pulmão Artificial

Cirurgia foi realizada por uma equipe do IMIP

Hmar Realiza Primeiro Procedimento Com Pulmão Artificial

O Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) realizou, o primeiro procedimento utilizando o recurso de ECMO (sigla para o termo Extra Corpórea Membrana Oxigenação), uma forma de suporte cardiorrespiratório artificial que permite o repouso e a recuperação pulmonar e cardíaca, ao mesmo tempo em que evita as complicações decorrentes do uso de formas convencionais de tratamento.

Acreditamos tratar-se da primeira vez que um paciente é submetido a esta técnica, no estado de Alagoas. Para realizar o procedimento cirúrgico, uma equipe de quatro profissionais chegou ontem à capital alagoana, vindos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife/PE, centro de referência no Nordeste. O cirurgião cardíaco Dr. Fernando Figueira comandou o procedimento, juntamente de outro cirurgião, um fisioterapeuta perfusionista e uma instrumentadora.

O suporte de vida extracorpórea realiza uma circulação artificial externa que transporta sangue venoso do paciente a um dispositivo de permuta de gás (oxigenador) onde o sangue torna-se enriquecido com oxigênio e tem o dióxido de carbono removido. Após esse processo, o sangue retorna à circulação do paciente.

 “Esse dispositivo pode dar suporte cardíaco ou respiratório ao paciente e são duas situações bem complexas. A intenção é substituir, temporariamente, as funções cardíaca e pulmonar enquanto ele está se recuperando de um transplante ou de uma insuficiência cardíaca ou pulmonar grave. Nesse caso realizado ontem, a máquina está atuando apenas como suporte respiratório, funcionando como um pulmão artificial”, explicou o Dr. Fernando Figueira.

O paciente segue em observação na UTI do HMAR e deve ser transferido para um hospital paulista na madrugada de hoje. Segundo o médico responsável, o procedimento foi um sucesso, mas ainda será necessário pelo menos dez dias utilizando o aparelho, para que o pulmão do paciente possa se recuperar.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda