Horta comunitária ocupa idosos e produz chás, ervas e temperos na Grota do Rafael com apoio da Viva Ambiental

A união de todos modificou até mesmo a rotina da comunidade e atingiu principalmente aqueles que não tinham muita ocupação, como os idosos.

Amais Imprensa / Aline Angeli

Horta comunitária ocupa idosos e produz chás, ervas e temperos na Grota do Rafael com apoio da Viva Ambiental

No lugar de mato e lixo, hoje existe uma horta comunitária. Essa é a mais nova realidade dos moradores da Grota do Rafael, que trabalham juntos para manter a plantação idealizada por eles.

Construída na Unidade de Saúde da Família São Francisco de Paula, a horta é um projeto que une diferentes âmbitos de trabalho em prol do bem da comunidade. O espaço cedido pelo posto de saúde foi limpo e com a intervenção dos garis do projeto “Varre Grota”, da Viva Ambiental, empresa do grupo Estre Ambiental, tornou-se um ambiente propício para o plantio. O projeto também conta com a parceria do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

“Cada parceiro vem com o investimento de acordo com o perfil e juntos damos o nosso melhor, que será a horta para toda a comunidade”, afirma o fiscal do projeto Varre Grota, Luciano Silva.

A união de todos modificou até mesmo a rotina da comunidade e atingiu principalmente aqueles que não tinham muita ocupação, como os idosos. Agora, os aposentados usam a experiência e a sabedoria passada por gerações para o bem da horta. Além de ocuparem o tempo ocioso, também buscam novas trocas de conhecimento para a manutenção da plantação, que é voltada especialmente para o uso de temperos, chás e plantas medicinais.

Entusiasmada com o projeto, Vanilda dos Santos, representante da Associação dos Moradores, já enxerga os reflexos da horta na união da comunidade.  “Estamos torcendo para dar certo, essas senhoras e esses senhores não tinham muito em que se apoiar, hoje até a relação entre eles mudou”, diz

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral
Tem, Tem, Tem Abril Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem, Tem, Tem Abril Lateral

Agenda