Imprensa Oficial lança livro de arte e poesia do cantor e compositor Wado

O livro reúne as letras de todas as músicas do compositor, anteriores ao disco Precariado, lançado recentemente.

TNH1

Imprensa Oficial lança livro de arte e poesia do cantor e compositor Wado

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança o livro Água do Mar nos Olhos, obra que reúne a arte e a poesia do cantor e compositor Wado. O coquetel de lançamento será realizado no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, nesta sexta-feira (06/07), a partir das 20h.  Além da sessão de autógrafos, a programação do evento prevê também a exibição de um documentário do artista e a realização de um pocket show do músico paulista André Abujamra. O evento é gratuito e aberto ao público.

Além da obra poética, o conteúdo traz ainda reproduções de desenhos e telas do catarinense radicado em Alagoas, revelando uma de suas facetas menos conhecidas: a do artista visual. Água do Mar nos Olhos foi um dos 15 títulos selecionados pelo Edital Para Publicação de Obras Literárias da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em 2017.

“Esta obra do Wado é mais uma publicação da Imprensa Oficial Graciliano Ramos com grande potencial para conquistar o mercado editorial brasileiro, assim como Ninho de Cobras, de Lêdo Ivo e O Mundo do Menino Impossível, de Jorge de Lima. Com este livro estamos incrementando o catálogo de publicações que pretendemos levar para outros estados, ampliando nossa atuação para além das fronteiras alagoanas”, afirma Dagoberto Omena, diretor presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Com 17 anos de carreira e dez discos gravados, as letras das músicas de Wado apresentam temática rica e diversa que apontam para o artista em constante transformação. Se de um lado celebra a contribuição da comunidade afro-brasileira na cultura do país, do outro também denuncia o racismo e a desigualdade vividos pela população preta. Se de um lado discorre, com leveza, sobre a alegria e o amor, também canta sobre sentimentos de desilusão, desencontros e solidão.

“Além das reflexões políticas, sociais e existenciais da obra do Wado, este livro também apresenta um pouco da sua produção como artista visual.  Seu traço criativo traz elementos presentes na sua música, como a malícia, o humor e a ironia, além de uma forte inspiração na pop art e na arte urbana. São 29 desenhos selecionados, feitos ao longo dos últimos 20 anos em cadernos de anotações e molesquines, que ilustram as páginas em papel kraft do livro, além de sete galerias, em papel couchê, com 25 telas de sua produção mais recente”, descreve Fernando Rizzotto, diretor de arte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, autor do projeto gráfico do livro.

Segundo Patrycia Monteiro, coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o  livro do Wado pode reacender uma antiga polêmica que permeia o mundo literário: se letra de música é ou não poesia. “De tempos em tempos essa discussão vem à tona, como aconteceu, em 2016, quando Bob Dylan ganhou o Nobel de Literatura. Ao dedicar uma das mais cobiçadas premiações literárias internacionais, pela primeira vez, a um cantor e compositor, a Academia Sueca parecia ter dado a palavra final à controvérsia”, relembra. “Claro, tais justificativas foram amplamente discutidas e ferozmente criticadas por especialistas (ou não) nos quatro cantos do mundo. Contudo, se é impossível chegar ao consenso nesta contenda, há um ponto para o qual podemos todos convergir: é inegável o vínculo entre a boa música e a poesia. E este vínculo pode ser percebido também nas páginas do livro do compositor Wado”.

Serviço

Lançamento do livro Água do Mar nos Olhos, de Wado

Onde: Teatro Jofre Soares/Sesc Maceió.

Endereço: Rua Barão de Alagoas, 229

Quando: 06/07/18, a partir das 20h

Show de André Abujamra a partir das 21h

Como: Evento gratuito e aberto ao público

Fonte: Assessoria

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda