Incentivo à leitura e apresentações culturais fazem parte da programação do Governo Presente

Ações desta vez vão contemplar oito municípios da região sertaneja alagoana

Assessoria Secult Alagoas / Paula Nunes

Incentivo à leitura e apresentações culturais fazem parte da programação do Governo Presente

A oitava edição do Governo Presente abrange oito municípios da região do Alto Sertão alagoano. Fomentar a leitura e difundir as manifestações culturais são as propostas da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para esta edição da ação governamental, que ocorrerá entre os dias 23 a 25 de novembro.

Os municípios de Olho D’água do Casado, Piranhas, Delmiro, Pariconha, Água Branca, Inhapi, Canapi e Mata Grande serão contemplados com apresentações culturais, como atividades de fomento à cultura e incentivo à leitura.

Na quinta-feira (23), primeiro dia da ação governamental, o grupo Cangaço promoverá um show durante a solenidade de abertura do Governo Presente, em Piranhas. No período da tarde, a partir das 13h, em Mata Grande, será  realizado o 8º Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas Públicas, que visa discutir ideias e debater estratégias para fomentar, cada vez mais, a leitura no interior de Alagoas.

Ainda durante o primeiro dia de atividades, o Centro Histórico de Piranhas será palco de um show especial com o cantor Saulo do Forró. A festa está marcada para as 19h.

Na sexta-feira (24), a partir das 13h, o município de Água Branca recebe o 2º Encontro Regional de Bandas de Fanfarra. O objetivo do evento é estimular a criação de fanfarras, assim como o intercâmbio de informações entre os integrantes, contribuindo para o aprimoramento de métodos e técnicas musicais.

No período da noite, a Secult promove, em Piranhas, uma seresta composta por músicos alagoanos a partir das 20h. Além disso, o Centro Histórico do município será marcado por apresentações culturais, como recitação de poesias e interpretações folclóricas.

Para a secretária de Cultura em exercício, Rosiane Rodrigues, esta edição do Governo Presente tem um tom especial. Apresentar um pouco mais da cultura alagoana ao Alto Sertão é uma forma de alcançar, cada vez mais, a população das regiões interioranas. Destacando a diversidade de manifestações culturais que existe no Estado, ela afirma que os munícipes têm muito a conhecer sobre a cultura alagoana.

“Estamos mais uma vez participando desse projeto de governo tão importante para a disseminação da cultura. Oferecemos à população dias incríveis recheada de atividades de fomento à cultura”, frisou Rosiane Rodrigues.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade