Inscrições para o XIX Festival Estudantil de Teatro de Alagoas já estão abertas

Serão selecionados 10 grupos teatrais, infantis e adultos, de todo o estado; período de inscrições segue até próxima segunda (10)

Inscrições para o XIX Festival Estudantil de Teatro de Alagoas já estão abertas

Valorizar, visibilizar e fomentar o teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos são os propósitos do XIX Festival Estudantil de Teatro de Alagoas (Feta), realizado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento é voltado para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, cursos técnicos e livres. As inscrições estão abertas até a próxima segunda (10).

O projeto completa 19 anos de existência e já recebeu em todas as suas edições mais de 270 espetáculos, entre produções selecionadas e convidadas. Este ano, serão escolhidos 10 grupos teatrais, infantis e adultos, que se apresentarão no formato de espetáculos de diferentes linguagens cênicas e performances.

A seleção será dividida em duas categorias – Escola Teatro e Teatro na Escola. Para se inscrever na categoria Escola de Teatro, é necessário ser estudante matriculado em instituição voltada essencialmente ao ensino das artes cênicas, podendo ser de formação profissional, técnico e nível superior. Já para a categoria Teatro na Escola, podem participar estudantes de qualquer nível de ensino.

Os interessados devem preencher formulário online, disponível no site www.satedal.com.br, e encaminhar ao Sated/AL com os materiais exigidos pelo regulamento. A escolha dos selecionados será feita por uma comissão de profissionais das artes cênicas designada pelo festival. O resultado será divulgado em 25 de agosto, no site do sindicato. O Festival acontece nos dias 01, 08, 15, 28 e 29 de setembro, no Teatro Deodoro.

Festival Estudantil de Teatro de Alagoas

A cada edição, o festival tem confirmado seu reconhecimento no Estado de Alagoas. Em 2013, foram apresentados 21 espetáculos, entre selecionados e convidados, com numerosa participação de grupos de teatro das escolas da rede pública estadual e municipal e da rede privada, com duas apresentações diárias. Grupos da capital e do interior se revezaram em grandes montagens de espetáculos.

“Especialmente nos últimos anos, tem crescido o número de trabalhos vindos de diferentes cidades do estado e o nosso desejo é que essa participação diversa se intensifique ainda mais. Ela contribui diretamente para que o evento permaneça apresentando um rico panorama de possibilidades e propostas da produção teatral estudantil feita para este Festival”, afirmou o presidente da Sated/AL, José Vieira.

Para a secretária da Cultura, Mellina Freitas, o festival também é uma ferramenta para identificar novos talentos. “Despertar a sensibilidade e a criatividade dos nossos jovens é um dos propósitos deste festival. Uma forma de promover e difundir a nossa cultura entre os adolescentes”, afirmou a titular da pasta.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade