Maceió participa de encontro mundial sobre desenvolvimento e cultura

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural , Vinicius Palmeira, participa esta semana, de 18 a 20 de março, do primeiro CGLU 2015 Summit Cultura, em Bilbao, na Espanha. O evento tem discussões focadas na importância da cultura para a inclusão social e seu papel na construção de cidades sustentáveis. O encontro promove ainda […]

Maceió participa de encontro mundial sobre desenvolvimento e cultura

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural , Vinicius Palmeira, participa esta semana, de 18 a 20 de março, do primeiro CGLU 2015 Summit Cultura, em Bilbao, na Espanha. O evento tem discussões focadas na importância da cultura para a inclusão social e seu papel na construção de cidades sustentáveis. O encontro promove ainda a troca de conhecimentos e a criação de redes de cidades e governos espalhados por diversas partes do mundo.

O destaque da primeira Cúpula Cultura CGLU será a apresentação do relatório Cultura 21: Ações. O documento é baseado nos trabalhos desenvolvidos a partir da Agenda 21 da Cultura, que demonstra a forte ligação entre cultura e desenvolvimento sustentável, oferecendo ainda guias de autoavaliação, implementação de ações e intercâmbios para aprendizagem.

A Agenda 21 da Cultura tem acumulados 10 anos de práticas e experiências específicas. A iniciativa busca capitalizar as experiências para criar, entre outras coisas, um banco de dados de “boas práticas” na área da cultura e do desenvolvimento sustentável local.

Vinicius Palmeira destaca que a cultura já é considerada o 4º pilar para o desenvolvimento humano e das cidades. “Nesse encontro teremos a oportunidade de trocar experiências com lideranças de diversas partes do mundo, além de conhecer as políticas públicas adotadas por eles”, explica. O presidente espera ainda a oportunidade de expor o potencial cultural de Maceió a financiadores internacionais, atraindo novos empreendimentos para a cidade.

Durante toda Cúpula Cultura CGLU, gestores governamentais e lideranças culturais diversas assistirão a palestras e participarão de debates em torno de temas como, direitos culturais e o papel da cultura nos objetivos de desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda