Maceió sedia I Seminário de Política Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

Evento tratará de construção e reformas em residências de família de baixa renda

Maceió sedia I Seminário de Política Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em parceria com o CAU/AL e apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA/AL), realiza no próximo dia 3, o I Seminário de Política Profissional do CAU/BR, que traz como tema “Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo”. O evento acontece no Hotel Radisson, no bairro da Pajuçara e tem como objetivo debater sobre o apoio à construção e reformas de residências de família de baixa renda.

O evento terá início às 9 horas e previsão de encerramento para 18 horas, com uma homenagem ao arquiteto e urbanista Zezéu Ribeiro, autor da Lei 11.888/08 – Assistência Técnica Pública e Gratuita para Projeto e Construção de Habitação de Interesse Social. Os participantes poderão apreciar palestras de profissionais do Ministério das Cidades, CAU/BR, Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento Alagoas (IAB-AL), além de Caixa Econômica e Sebrae.

De acordo com a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Alagoas (CAU-AL), Tânia Gusmão, o evento tem como objetivo ampliar o debate sobre a participação de arquitetos e urbanistas nos projetos de habitação. “Esta é uma grande oportunidade não apenas para debatermos o tema com os profissionais da área, mas com representantes de todos os 102 municípios alagoanos, visando a qualidade técnica para o acesso ao financiamento público”, afirmou.

Ao todo serão cinco palestras proferidas durante toda a programação do dia. Entre os temas que serão abordados no seminário estão a “Importância da participação técnica do arquiteto e urbanista nos projetos arquitetônicos e urbanísticos dos municípios e na captação de recursos do governo” ministrada por Endyra de Oliveira Russo, do Ministério das Cidades; “Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo”, do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro; “Gerenciamento de projetos arquitetônicos e urbanísticos financiados de governo federal”, comandada por Eleonora Lisboa Mascia, da Caixa Econômica Federal, além dos temas “Treinamento, capacitação e organização operacional de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo”, que será liderada por um profissional do Sebrae, além de  “Arquitetando o desenvolvimento da gente”, tema tratado pelo IBA/AL.

O evento terá participação de 150 pessoas, entre arquitetos e urbanistas, representantes das esferas do governo federal, estadual e municipal, além de prefeitos e profissionais de áreas afins. Além das palestras e da homenagem ao arquiteto Zezéu Ribeiro, haverá ainda um amplo debate sobre os temas abordados e elaboração conjunta de um Memorando de Entendimento entre o CAU/AL e a Associação dos Municípios Alagoanos, visando implementação de ações conjuntas de fiscalização no âmbito dos municípios do estado de Alagoas.

“Este evento não tem fins lucrativos, mas preza principalmente por busca de soluções e práticas que beneficiem a sociedade como um todo”, finalizou a presidente do CAU/AL.

Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas através do telefone 3313-3506, no horário das 13 às 19 horas.

8h30m

Credenciamento

 

9h

 

Abertura

Composição da mesa (por ordem de manifestação)

 

10h

 

 

Palestra: Ministério das Cidades

Tema: Importância da participação técnica do arquiteto e urbanista nos projetos arquitetônicos e urbanísticos dos municípios e na captação de recursos do governo

 

10h45

 

Palestra: Caixa Econômica Federal

Tema: Gerenciamento de projetos arquitetônicos e urbanísticos financiados de governo federal.

 

11h30m

Debate sobre os temas desenvolvidos na parte da manhã

 

12h30m

Almoço

 

14h

Memorando de Entendimento entre o CAU/AL e a Associação dos Municípios Alagoanos, visando implementação de ações conjuntas de fiscalização no âmbito dos municípios do estado de Alagoas

 

14h10m

Palestra: SEBRAE/AL

Tema: Treinamento, capacitação e organização operacional de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo.

 

14h45m

Palestra: IAB/AL

Tema: Arquitetando o desenvolvimento da gente.

15h30m

Palestra: CAU/BR

Tema: Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo.

16h15m

Debate sobre os temas desenvolvidos na parte da tarde

17h

Homenagem ao Arquiteto e Urbanista Zezéu Ribeiro

17h20m

Encerramento

17h30m

Coquetel

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda