Maceió tem turismo de eventos em alta no último trimestre de 2019

A expectativa é que os números se elevem nos próximos anos. Principalmente com a ampliação do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Assessoria de Comunicação / Ana Carolina Tenório

Maceió tem turismo de eventos em alta no último trimestre de 2019

Alta temporada em Alagoas não se resume apenas ao turismo de lazer. Até o final 2019, a capital alagoana recebe importantes congressos que colocam o segmento de eventos e negócios em posição de destaque na estação. Com um trabalho estratégico e focado, Maceió tem elevado os números de encontros, eventos esportivos, participantes e impacto na economia, ano após ano.

A partir deste mês, o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), fundação focada na captação de eventos profissionais, que atua em parceria com outras entidades do trade turístico, Governo de Alagoas e Prefeitura de Maceió, conta com 22 eventos no último trimestre do ano e a vinda de 20.600 participantes que devem deixar no estado em torno de 25 milhões de reais.

Se compararmos os dados do mesmo período com os dos dois últimos anos, de acordo com o calendário do Convention Bureau, a elevação é significativa. Em 2017, sediamos nove encontros para 11 mil e 800 participantes, enquanto em 2018, o mesmo período contou com 10 eventos que trouxeram 8 mil e 400 pessoas. Já o impacto econômico apresentou um crescimento superior a 100%, se comparado aos 10 milhões deixados no último ano.

Segundo o Presidente do MC&VB, Glênio Cedrim, o aumento no número de eventos é reflexo do trabalho realizado pela entidade ao lado das secretarias do estado e município, que tem gerado notoriedade não só em Alagoas como também em todo país.

“A cada processo para conquista de um novo evento, apresentamos a infraestrutura, os serviços que dispomos e a praticidade do destino. Os participantes não precisam vir aqui apenas pelos negócios, podem aproveitar a oportunidade para ‘turistar’, pois em Maceió tudo é perto e fácil. Temos o principal centro de eventos a apenas 5 km do parque hoteleiro, a locomoção é rápida, o que dá aos visitantes, por dia, algumas horas de tempo livre, podendo desfrutar da orla, gastronomia e até de outros destinos próximos”, explica Cedrim.

Dentre os congressos captados e/ou apoiados pelo MC&VB, para esse ano, está o Congresso Brasileiro de Enfermagem e Obstetrícia Neonatal que trará para Maceió em torno de quatro mil e quinhentas pessoas.

Recebemos também o 30º Congresso Brasileiro de Microbiologia, e ainda será realizado o 15º Congresso Nacional das Associações Pestalozzi, o 27º Congresso Brasileiro de Odontopediatria, o 70º Congresso Nacional de Botânica, o 31º Seminário de Alcoólicos Anônimos das Áreas da Região Nordeste e a 15ª Jornada Brasileira de Pneumologia Pediátrica, que juntos somam mais de nove mil participantes.

Incrementos no setor

A relevância do segmento de eventos ganha nitidez ao ser uma forte parceira da hotelaria, que apresentou crescimento, nos últimos anos. De maneira sustentável, os hotéis de alagoas duplicaram seu número de leitos. Próximo aos 22 mil, os meios de hospedagem enfrentam o constante desafio da ocupação durante todo o ano.

Com a elaboração de estratégias e a realização de ações voltadas para o setor, tanto no turismo de negócios como no de lazer, Alagoas tem conseguido manter o nível médio de hóspedes e se destacado entre os setores que mais emprega no estado.

E a expectativa é que os números se elevem nos próximos anos. Principalmente com a ampliação do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso que conta, atualmente, com 3.400 lugares, em todo espaço, e, em breve, terá auditório para 1.000 pessoas, três salas especiais e edifício garagem para mais de 226 vagas.

Calendário de eventos 2020

Para o próximo ano, a programação de congressos e eventos está a mil. O Maceió Convention já conta com 10 eventos confirmados até o final de 2020, que devem trazer mais de 16 mil pessoas para Alagoas. Esses números refletem em 23 milhões e 600 injetados na economia direta e indiretamente.

As estratégias de captação de apoio a eventos continuam, o calendário da entidade se estende até 2023. Já são cinco congressos confirmados, que  contam com ações de promoção e divulgação para as edições realizadas em Alagoas.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade