Maceió vira capital brasileira do Teatro de Objetos

Olhar atentamente. Fitar. Fito. Festival Internacional de Teatro de Objetos. O primeiro do Brasil. Pela primeira vez em Maceió. Um convite para enxergar, nas coisas, outras coisas. Eu Fito, tu Fitas, Maceió Fita. Fita o centro histórico virar palco de novas histórias. Fita 130 apresentações inéditas, envolvendo sete países. Fita performances, intervenções musicais, exposição fotográfica, […]

Maceió vira capital brasileira do Teatro de Objetos

Olhar atentamente. Fitar. Fito. Festival Internacional de Teatro de Objetos. O primeiro do Brasil. Pela primeira vez em Maceió. Um convite para enxergar, nas coisas, outras coisas. Eu Fito, tu Fitas, Maceió Fita. Fita o centro histórico virar palco de novas histórias. Fita 130 apresentações inéditas, envolvendo sete países. Fita performances, intervenções musicais, exposição fotográfica, cenografia interativa, oficinas artísticas. Tudo com objetos. Made in Brasil, França, Espanha, Argentina, Holanda, Alemanha e Noruega.

Uma proposta ou uma provocação? Desde 2009, o Festival Internacional de Teatro de Objetos passou por nove capitais brasileiras, de norte a sul do País. Fitou e foi fitado por cerca de 300 mil pessoas. São 300 mil olhares em transformação. Eu, por exemplo, vejo saca- rolhas de aço rodarem tão levemente quanto bailarinas de tule cor-de-rosa. Sóbria, sem abrir uma garrafa de vinho, vejo bailarinas em saca-rolhas. Uma espécie mutante do Lago dos Cisnes. Saca-rolhas que não abrem somente garrafas. Saca-rolhas que abrem sorrisos. Lembro os objetos inventados pelo escritor Manoel de Barros quando era pequeno. Abridor de amanhecer. Encolhedor de rios. Esticador de horizonte. Depois que o Festival passa, muitas perguntas ficam. O que pode estar escondido no fundo do armário: copos, pratos ou a própria infância? É possível voar nas asas das xícaras? O que pode estar esquecido na caixa de ferramentas: martelos, pregos ou brincadeiras de pai e filho? É possível atravessar a fenda da chave de fenda? O Fito acredita que sim.

ESPETÁCULOS DE 7 PAÍSES, DE GRAÇA

Para as peças das salas-teatro 1, 2 e 3, pegue seu ingresso, gratuitamente, na bilheteria da sala escolhida, meia hora antes de começar o espetáculo. Entradas limitadas a capacidade dos espaços. Será permitida a retirada de somente 1 ingresso por pessoa para cada sessão.

VEJA PROGRAMAÇÃO E FOTOS DO EVENTO, DIAS 25, 26 E 27 DE SETEMBRO.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda