Museu Palácio é uma opção de lazer e cultura nas férias

Turistas e residentes buscam diversão e conhecimento

Museu Palácio é uma opção de lazer e cultura nas férias

Acervo do museu é constituído de ricas coleções de cristais, pratarias, objetos decorativos, móveis antigos e quadros de pintores alagoanos.

 

Quem disse que férias não é tempo de agregar conhecimento? Muito pelo contrário. É durante as férias que muitos curiosos, entre turistas e residentes, aproveitam para conhecer um pouco da história do nosso Estado. Uma dos espaços mais procurados é o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), que se destaca por estar no Centro da capital e ser antiga sede do Palácio do Governo. 

O Mupa foi palco de grandes decisões políticas e integra o conjunto arquitetônico dos Martírios, tombado pelo Patrimônio Estadual no ano de 2000. No local, as visitas são mediadas por monitores que apresentam todo o acervo e os espaços, fazendo o paralelo com momentos importantes da história de Alagoas e resgatando a memória histórico-social alagoana, em sua várias fases.

 

 

O acervo do museu é constituído de ricas coleções de cristais, pratarias, objetos decorativos, móveis antigos e quadros de pintores alagoanos, como Luiz Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e Rosalvo Ribeiro, deste último, a maior coleção, com 21 obras. O museu também abriga memoriais dos alagoanos Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda. 

Para a turista paranaense Jimena Grignani, 48 anos, o Mupa resgata a parte cultural e intelectual de Alagoas. “Por ter sido sede do Governo por muitos anos, ele também carrega a história . Acho muito importante o investimento que o Governo do Estado faz na sua história e na cultura, porque, assim, a gente resgata nossas origens e deixa o legado para as gerações futuras”, disse.

 

 

Acompanhada pela sua família, Jimena se encantou com o trabalho realizado no Mupa. “A gente gosta de ver como as pessoas viviam, onde ficam os quadros, os banheiros e como eles recebiam as pessoas. Essas pequenas informações dizem como aquela sociedade vivia naquela época e são bastante construtivas”. 

“Quando temos a oportunidade, sempre visitamos diferentes lugares, para entender melhor aquele local, a lógica da cidade. Eu fico deslumbrada com o que é feito com os poucos recursos, as pessoas conseguem se manter e passar a informação”, destacou a turista.

O Mupa está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, e fica aberto para visitações de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Grupos de turistas e estudantes podem agendar a visitação através do telefone (82) 3315-7874 ou pelo e-mail [email protected]. A entrada é gratuita.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda