O Julgamento de Sócrates

O espetáculo dramatiza a defesa de Sócrates, no julgamento que o condenou à morte por envenenamento.

Assessoria de Comunicação / G A Produções e Eventos

O Julgamento de Sócrates

“O JULGAMENTO DE SÓCRATES” é uma livre adaptação de “Apologia de Sócrates”, de Platão, realizada pelo premiado autor Ivan Fernandes em forma de monólogo, com o ator Tonico Pereira no papel título. A peça comemora os 50 anos de carreira do ator, que pela primeira vez, faz um monólogo.

O espetáculo dramatiza a defesa de Sócrates, no julgamento que o condenou à morte por envenenamento. É talvez o primeiro grande caso na história da humanidade de um homem ser condenado por ter ideias diferentes do estabelecido pela sociedade. Através desse caso, a peça debate a liberdade de expressão e o pensamento no mundo contemporâneo.

O espetáculo, formalmente, é simples. No palco, Sócrates sozinho, em figurino neutro e atemporal, defende perante a plateia de “espectadores-jurados” não apenas suas ideias, mas sobretudo o direito de tê-las. Defende a necessidade de examinar a vida do ponto de vista ético e a busca pela sabedoria, e não pela satisfação material. E são nesses conteúdos que está a grande força do espetáculo, pela imensa relevância de suas palavras para o momento em que vivemos.

Sócrates, um personagem crucial, exige um ator de talento e currículo indiscutível: Tonico Pereira. Comemorando 50 anos de carreira no teatro, no cinema e na televisão, Tonico tem neste primeiro monólogo da carreira uma verdadeira tour-de-force, conversando e levando a plateia com a intimidade de um grande artista.

SINOPSE

Diante de um tribunal popular – a plateia – Sócrates, interpretado por Tonico Pereira, defende-se das acusações que lhe são feitas: ter ideias diferentes do estabelecido pela sociedade e pela religião (como o livre pensamento e a busca pelo conhecimento), corrompendo a juventude com essas ideias. O espetáculo é dividido em 3 partes: na primeira, Sócrates faz sua defesa; na segunda, após a condenação, Sócrates tem o direito de propor uma pena alternativa, mas se nega a fixar uma pena para si mesmo, pois isso seria reconhecer alguma culpa; e finalmente, após a condenação final, ele diz suas últimas palavras para a sociedade que o condenou, prevendo tempos duros para Atenas e para todas as sociedades posteriores.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Ivan Fernandes (livremente inspirado na obra de Platão)
Direção: Ivan Fernandes e Tonico Pereira

Elenco: Tonico Pereira

Cenário e Figurinos: Palloma Morimoto

Iluminação: Frederico Eça

Trilha Sonora Original: Frederico Eça

Design Gráfico: Marcello Queiroz

Fotos de Divulgação: Victor Pollak

Direção de Produção: Caio Bucker

Produção Executiva e Turnê: Ricardo Fernandes

Assistência de Produção: Aline Monteiro

Mídias Digitais: Primetime Projetos Empreendedores

Assessoria Jurídica: Nazário e Werneck Advogados

Assessoria de Imprensa: Dois Pontos Assessoria (Fernanda Miranda e Marina Pereira)

Realização: Bucker Produções Artísticas

Serviço

Local: Teatro Deodoro

Data: 11 e 12 de Maio

Hora: às 21 horas

Elenco: Tonico Pereira

Ingressos: R$ 84,00  (inteira) e R$ 44,00 (meia). Meia entrada válida para estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos, associados à OAB e Ingresso Solidário (meia entrada + 1kg de alimento não perecível).

Vendas: Viva Alagoas, Folia Brasil e Acesso Vip

Vendas online: www.lojadeingresso.com

Produção Local: G A Produções e Eventos

Informações: 3032-5210 ou 99601-2828

 

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda