Paratletas alagoanos se destacam em Goiânia

Nos Jogos Universitários Brasileiros, dois paratletas alagoanos conquistam quatro medalhas nos primeiros dois dias de competição

Paratletas alagoanos se destacam em Goiânia

Os paratletas alagoanos são desconhecidos para a maioria das pessoas. Diferente dos ídolos do futebol, que ficam famosos após as conquistas, os paratletas têm ainda menos espaço para fama. Mas você sabia que nosso Estado tem representantes paratletas em muita competições? E eles são destaque e trazem medalha para casa. Nos primeiros dois dias de competição dos Jogos Universitários Brasileiros, já conquistaram quatro medalhas, sendo três de ouro e uma prata.
Destaques alagoanos
Alexandre Junior começou a nadar aos 13 anos por recomendação médica, no tratamento após retirada de um tumor que comprometeu seu fêmur. Desde então não parou mais e vem se firmando como um dos principais paratletas de Alagoas. Esse é seu segundo ano nos Jogos Brasileiros Universitários, e a expectativa é de levar 3 ouros para casa.
“Tudo que eu tenho hoje, é graças ao esporte. Saúde, bens materiais, educação e experiências muito ricas. Viajei por todo o Brasil. Conheci muitas pessoas e fiz muitos amigos. Esse ano bati minha meta. Na edição passada conquistei um ouro e duas pratas. Esse ano já foram dois ouros e amanhã tenho a terceira e última prova. A vontade é de levar pra casa as três medalhas de ouro. Vamos ver!”, afirma o atleta que já foi campeão alagoano, campeão paulista e campear brasileiro pelo comitê paraolímpico.
Já a alagoana Erica Ferro conquistou duas medalhas, sendo um ouro e uma prata. A atleta está participando pela primeira vez do JUBs, mas é medalhista em várias outras competições, dentre elas, já foi campeã norte e nordeste, campeã nos Jogos Universitários do Comitê Paraolímpico e campeã do Circuito Nacional Rei e Rainha do mar. A paratleta começou a nadar aos 13 anos, como complemento do seu tratamento respiratório. Mesmo as limitações que a Síndrome de Moebius trouxe à vida de Erica, não foram capazes de inibir o talento e determinação da jovem de 27 anos, concluinte do curso de Biblioteconomia, na Universidade Federal de Alagoas.
 “Ainda tenho uma prova amanhã. Quero mais uma medalha para Alagoas. Mesmo com todo cansaço e adaptação ao clima diferente, só penso e atraio positividade e estou feliz em fazer parte do evento e comemoro as conquistas de hoje”, declara a vitoriosa que enche toda a equipe de orgulho.
Sobre o Jubs
Há 65 anos ocorrendo no meio esportivo, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) almejam aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do território nacional. Além disso, o evento promove a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. Os campeões dos JUBs participam dos Jogos Universitários Mundiais (UNIVERSÍADE).
Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3×3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda