Páscoa para quem tem intolerância à lactose

Muita gente não sabe, mas basta um simples copo de leite ou um pedaço de queijo para fazer mal a uma pessoa que tem intolerância à lactose. E com a aproximação da Páscoa, os tão desejados ovos de chocolate podem se tornar um inimigo poderoso e causar desde náuseas até outros sintomas mais graves. Segundo […]

Páscoa para quem tem intolerância à lactose

Muita gente não sabe, mas basta um simples copo de leite ou um pedaço de queijo para fazer mal a uma pessoa que tem intolerância à lactose. E com a aproximação da Páscoa, os tão desejados ovos de chocolate podem se tornar um inimigo poderoso e causar desde náuseas até outros sintomas mais graves.

Segundo a nutricionista do Sistema Hapvida de Saúde, Ilana Andrade, a intolerância à lactose é uma deficiência e não uma doença como muitos pensam. Geralmente, ocorre porque o organismo se torna incapaz de digerir uma substância conhecida como o “açúcar do leite”. Esta incapacidade é resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase, que ocasiona uma reação exacerbada do organismo quando entra em contato com a lactose.

“Estima-se que 70% da população mundial tenham algum grau de deficiência da lactose, sendo que a concentração dessa enzima diminui muito a partir dos cinco anos de idade. Entretanto, nem todos são intolerantes à lactose, já que esse agravo depende também de fatores genéticos e nutricionais”, explica a especialista.

Depois de diagnosticada, o primeiro passo é seguir rigorosamente a dieta prescrita pelo nutricionista, sobretudo isenta de lactose, eliminando grande parte do leite e dos lacticínios, permitido que a criança ou adulto tenha uma vida saudável e tranquila. De acordo com a nutricionista, para compensar a falta de cálcio, provocada pela redução dos derivados do leite, podem ser incluídos na dieta alimentos como espinafre (1 xícara de chá= 150mg de cálcio), brócolis (1 talo médio=100mg), melado (3 colheres de sopa= 100mg), feijão branco (1 xícara de chá= 100mg), queijo tofu (100g=100mg), couve cozida (1 xícara de chá= 250mg).

Para aproveitar as delícias da Páscoa sem culpa, a nutricionista do Hapvida alerta que nem sempre é necessário substituir leite por soja na dieta. “Já existe no mercado linhas diferenciadas de chocolate, como, por exemplo, os que são feitos à base de soja ou alfarroba, ideais para quem sofre de intolerância, além de fórmulas industriais feitas com leite de vaca e isentas de lactose”. Porém, ela alerta: “As dietas devem ser supervisionadas por profissionais, sobretudo para o adequado balanço de nutrientes, como o cálcio, que são ingeridos em geral através do leite”, finaliza Ilana.

 

Publicidade

HVT Card

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

HVT Card