Pessoas com deficiência viram modelos por um dia em desfile da TrendHouse´15

Iniciativa é da Deputada Estadual Thaise Guedes e visa à inclusão social

Pessoas com deficiência viram modelos por um dia em desfile da TrendHouse´15

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, aconteceu entre os dias 21 e 28 de agosto. Celebrado em todo o País, a data é um momento em que diversas instituições realizam ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão. Além disso, o dia 21 de setembro é marcado pela luta nacional das pessoas com deficiências.

Visando à inclusão social e valorização da pessoa com deficiência, a Deputada Estadual Thaise Guedes (PSC), elaborou um projeto que contará com desfile de moda e exposição fotográfica. “Tradicionalmente, a deficiência tem sido vista como um problema individual, algo a ser tratado pela própria pessoa com deficiência, juntamente com seus familiares, não lhes restando alternativa, que não tentar se adaptarem ao trabalho, aos meios de transporte e aos ambientes de convívio social e cultural. Felizmente, essa cultura está sendo substituída pela inclusão. Hoje, as pessoas com deficiência, progressivamente, vêm demonstrando sua capacidade, vencendo obstáculos e participando ativamente dos ambientes profissional, social, esportivo e artístico. A ideia do projeto é de reforçar esse conceito”, defende a parlamentar.

 

Trend House´15


Em sua 9ª edição e considerada uma das quatro semanas de moda mais disputadas do país, a “TrendHouse” retrará com desfiles itinerantes entre os dias 21 e 25 de setembro, os 200 anos de Maceió. 

Com direito a trilha sonora e muitos flashes, quatorze pessoas portadores de deficiência física ou mental, se transformarão em “modelos por um dia” e subirão na passarela que será montada no Memorial à República no Jaraguá com uma coleção da Loja Forum. O desfile que acontecerá na terça-feira (22), às 19h, apresentará um verão colorido, chique e descontraído, que faz parte da coleção de Primavera/Verão 2016. Peças fluidas com estamparia exclusiva e acessórios fortes e marcantes estarão presentes na passarela.

Para o empresário Alexandre Colírio, participar do projeto é recompensador, “Um dos objetivos do nosso grupo é contribuir para as causas sociais, e não poderíamos ficar de fora de uma iniciativa tão louvável. Estamos honrados com o convite da Deputada e unidos nesse projeto de tamanha nobreza”, destaca. 

Entre os participantes, estão atletas paralímpicos da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, a exemplo da estudante de biblioteconomia e nadadora, Erica Ferro. Portadora da Síndrome de Moebius, a atleta viu no projeto, uma chance de quebrar barreiras. “Agradeço muito a Deputada Thaise, pelo convite. Confesso que fiquei receosa de início por conta da minha síndrome, que causa paralisia facial, estrabismo e esse ar de “lerda”, mas pensei que, assim como eu, podem existir outras pessoas com a Síndrome de Moebius que ficam em casa, se escondendo do mundo, pelo fato de serem um tanto “esquisitas” esteticamente falando. Esse projeto me deu a chance de colocar a Síndrome de Moebius em destaque. Uma síndrome muito rara e pouco conhecida. Não há cura, apenas cirurgias corretivas. Acredito que com mais divulgação, profissionais da área da saúde podem se interessar pelo tema e fazerem pesquisas nessa área aqui no estado de Alagoas. Em outros estados já se tem maiores informações sobre a síndrome. Aqui ainda é algo novo. Vamos quebrar essas barreiras”, declarou.

 

Exposição Fotográfica


Ainda em setembro, em uma estrutura montada no Parque Shopping, uma mostra realizada pelos renomados fotógrafos, Chico e Gal Brandão, apontará uma forma diferente de se fazer a inclusão social, trazendo registros fotográficos desses modelos.

De acordo com Chico Brandão, a ideia surgiu do conceito de se exteriorizar imagens, retratando o dia-a-dia dessas pessoas em diferentes situações.  “A Deputada avalia que isso é importante para ajudar a diminuir o preconceito, fazendo com que a sociedade perceba a deficiência física com uma perspectiva diferente. Abraçamos a causa e o resultado vai ficar incrível, todos agiram como se já fossem modelos, e suas histórias de vida nos incentivaram a fazer o nosso melhor” declarou. 

“A função de eventos, como esse, que promovem a inclusão é principalmente chamar a atenção da sociedade para as possibilidades da inserção no seu sentido mais amplo. A arte e o esporte, em especial, têm sido um eficiente portal para a quebra de preconceitos, pois levam a informação e provocam a transformação de mentes e de atitudes”, concluiu a parlamentar.

 

Serviço:

Desfile Beleza Inclusiva – Loja Forum e Deputada Estadual Thaise Guedes

Trend House´15 – Semana de Moda de Alagoas

Local: Memorial à República

Data: 22 de setembro

Hora: 19h

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda