Pointer celebra compromisso com meio ambiente através de fábrica de cerâmica mais sustentável do país

Indústria alagoana mostra que é possível preservar o meio ambiente e ainda produzir mais de 20 milhões de m²/ano para o mercado nacional e internacional

Pointer celebra compromisso com meio ambiente através de fábrica de cerâmica mais sustentável do país

Ao longo destes primeiros dias de junho, o mundo comemora a Semana do Meio Ambiente e Alagoas tem uma grande representatividade no quesito sustentabilidade. A Pointer, empresa do Grupo Portobello instalada no Distrito Industrial de Marechal Deodoro (AL), é considerada a fábrica de cerâmica mais moderna e sustentável do Brasil. Com processos idealizados a partir da sustentabilidade desde o início, a Pointer mostra que é possível produzir e contribuir com o desenvolvimento do estado sem comprometer valores como responsabilidade socioambiental.

Na Pointer, a sustentabilidade começa antes de chegar na fábrica e continua com seus clientes, através dos revestimentos para paredes e pisos de salas, cozinha, quartos, banheiros e áreas externas. Isso porque as diversas cerâmicas da marca substituem madeiras e pedras naturais, preservando a natureza e poupando árvores. Esses valores unem-se a valores como qualidade, design democrático e preço justo, pilares da empresa.


Na fábrica, que produz mais de 20 milhões de metros quadrados anualmente, a produção de energia vem 100% de gás natural, com reaproveitamento de calor dos fornos para secagem das peças. A iluminação fabril é feita totalmente em LED, aproveitando os telhados brancos com alto índice de refletância. Já o vestiário e área de portaria são abastecidos com energia solar, produzida a partir de um jardim de placas fotovoltaicas.

Outro ponto interessante é a água. A Pointer conta com uma tecnologia de moagem a seco e circuito fechado com reaproveitamento de 100% da água industrial, uma estação de tratamento de efluentes industriais e sanitários, além da captação e reutilização da água da chuva. De suas chaminés saem apenas de vapor d’água, sem fumaça poluente.

Ernani Albuquerque, superintendente comercial da Pointer, aponta que a Pointer faz questão de frisar em suas comunicações – seja dentro da fábrica, em pontos de vendas ou eventos que promove – o quanto a preservação dos recursos naturais e conscientização ambiental são importantes.

“Precisamos conservar a saúde do planeta. Esse trabalho começa dentro da sua morada. Por isso, fornecemos aos nossos colaboradores informações através de treinamentos e palestras para a disseminação desses valores. Além disso, temos as portas abertas para clientes e comunidade para visitação à fábrica. Esse projeto apresenta a nossa casa e difunde a importância, a preocupação e o comprometimento que temos com a sustentabilidade”, ressaltou Ernani.

Para conhecer mais sobre as práticas sustentáveis que a fábrica vem desenvolvendo, basta acessar o site da Pointer: www.pointer.com.br.

SOBRE A PORTOBELLO – A Portobello, líder em revestimentos cerâmicos no Brasil, tem sua fábrica instalada em Tijucas (SC) e produz mais de 30 milhões de metros quadrados anualmente, distribuídos não apenas para o mercado interno, mas também para países dos cinco continentes. Com o design como essência, tem o compromisso de levar ao mercado soluções inovadoras, que transformem ambientes e emocionem pessoas. Seus pilares são compartilhados com suas marcas Pointer, Portobello Shop e Officina Portobello. A primeira, com fábrica instalada em Marechal Deodoro (AL), tem a missão de democratizar o design, com produtos de qualidade e preço acessível; a segunda é a maior rede de varejo do segmento e oferece uma experiência de compra diferenciad a, na loja e nos ambientes digitais, para especificação e compra de produtos Portobello; e a terceira, nova aposta da companhia, é a arte da porcelanateria, combina a maestria artesanal com tecnologia de ponta, qualidade e estética, disponibilizando soluções completas aos clientes: desde projetos personalizados, como bancadas e mosaicos, até mobiliários e objetos de decoração.

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral
Tem Tem Tem - Março -Lateral

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Tem Tem Tem - Março -Lateral

Agenda